Trio reacende esperança de melhora na defesa do Flamengo
A vitória do Flamengo diante do Botafogo, por 1 a 0, foi a segunda da equipe em jogos importantes em 2023. As derrotas para Palmeiras, Al Hilal e Independiente Del Valle quebraram a confiança do time, especialmente o sistema defensivo. No entanto, o triunfo de ontem (25) ficou marcado justamente pela boa postura do trio de zaga.
Rodrigo Caio, Pablo e Cleiton foram soberanos contra o bombardeio do Botafogo, que começou desde cedo. O gol do Flamengo, marcado por Matheus Gonçalves, aos 25 segundos do primeiro tempo, fez com que a postura do time mudasse e focasse muito mais nos contra-ataques, confiando na defesa. E ela deu resultado.
Com o bloco baixo, bem diferente do utilizado com a equipe titular, o Flamengo "soube sofrer" contra o Botafogo. Por isso, na grande maioria das vezes, o Botafogo finalizou de fora da área. Os espaços foram fechados pela boa atuação da zaga, que combinou experiência de Rodrigo Caio e Pablo com a juventude de Cleiton.
Pablo impressionou pela bola aérea. Sempre soberano, além de ter pelo feito pelo menos um de todos os fundamentos da defesa: desarme, interceptação e rebatida. Cleiton, por sua vez, deu boa sustentação e não sentiu a pressão de um clássico.
A importância de Rodrigo Caio vai muito além das estatísticas. Capitão do Flamengo, ele orientou a defesa, que foi muito aplicada nos momentos de pressão do Botafogo. Das seis partidas em que o Rubro-Negro não sofreu gols em 2023, metade tiveram o zagueiro como titular. Aos poucos, ele pode voltar à rotação da equipe.
A grande atuação pode servir como combustível para que Vítor Pereira e o restante da comissão técnica corrija os erros cometidos até o momento. Nas partidas em que o Flamengo foi realmente testado, na Supercopa do Brasil, Mundial e Recopa Sul-Americana, a equipe sofreu gol em todas. Mesmo que a zaga, e até o sistema, mude, algumas lições podem ser tiradas.
O próprio desempenho de Igor Jesus e Erick Pulgar, volantes à frente da defesa, pode explicar a segurança na partida deste sábado. O Independiente Del Valle, contudo, virá com uma proposta diferente da apresentada pelo Botafogo e, por isso, a preparação de Vítor Pereira deve ser ainda mais minuciosa.
Veja números defensivos do Flamengo em 2023
- 13 jogos
- 13 gols sofridos (1 p/jogo)
- 5 zagas diferentes
- 6 jogos sem sofrer gol
Flamengo e Independiente Del Valle se enfrentam às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, pelo jogo de volta da Recopa Sul-Americana. Os comandados de Vítor Pereira precisam vencer por pelo menos dois gols de diferença para conquistar o título, enquanto um triunfo por um tento leva a decisão para os pênaltis.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.