Topo

Paulista - 2023

Corinthians busca vantagem e Santos foca em vaga no clássico do Paulistão

Róger Guedes tenta jogada durante Santos x Corinthians no Brasileirão 2022 - Ricardo Moreira/Getty Images
Róger Guedes tenta jogada durante Santos x Corinthians no Brasileirão 2022 Imagem: Ricardo Moreira/Getty Images

26/02/2023 06h00

Classificado e com a liderança do grupo C garantida no Campeonato Paulista, o Corinthians encara o clássico desde domingo (26), às 16h, contra o Santos, na Vila Belmiro, com um objetivo bem definido: ter a vantagem do mando de campo nas fases decisivas do Estadual. Ao mesmo tempo, pode prejudicar o rival, que briga por uma vaga nas quartas de final.

O técnico Fernando Lázaro não vai poupar atletas e deve repetir a escalação do Corinthians pelo terceiro jogo consecutivo. O provável time titular para o jogo deste fim de semana, na Vila Belmiro, é o mesmo que venceu o Mirassol, por 3 a 0, na última rodada, e também empatou com o Palmeiras no jogo anterior.

O Corinthians tem 18 pontos --cinco vitórias, três empates e duas derrotas em 10 jogos. A equipe chega à partida deste domingo (26) com a quinta melhor campanha do Paulistão, mas pode terminar a rodada na terceira colocação, caso vença, isso porque o São Paulo foi derrotado pelo São Bernardo, na noite do último sábado (25).

O Santos vem de duas partidas sem perder --empatou com o Santo André e venceu a Portuguesa. Assim, a equipe da Vila Belmiro deixou de flertar com a zona do rebaixamento e sonha com a classificação para a próxima fase, algo que não acontece há dois anos no Paulistão.

Neste momento, o Peixe depende somente de si. Mesmo estando na terceira colocação do grupo A, atrás de Red Bull Bragantino e Botafogo-SP, a equipe alvinegra tem um jogo a mais que os dois times. Como o Pantera foi derrotado pelo Água Santa, por 1 a 0, basta uma vitória santista no clássico de hoje para que assuma a vice-liderança da chave.

Contudo, um empate pode complicar os planos dos santistas, que igualariam a pontuação botafoguense, mas com uma vitória a menos.