Edina e VAR 'algoz' de Falcão: entenda a bronca do Santos com a arbitragem do clássico contra o Corinthians
A arbitragem escolhida para apitar a partida entre Santos e Corinthians neste domingo (26) tem sido alvo de críticas por parte de torcedores do Alvinegro Praiano e da própria diretoria do clube. Isso porque a juíza Edina Alves Batista, escalada para o jogo, carrega um histórico de decisões polêmicas em jogos do Peixe.
Além disso, o responsável pelo VAR no clássico, Adriano de Assis Miranda, protagonizou um lance recente que gerou reclamações públicas de Paulo Roberto Falcão, coordenador esportivo do Peixe.
> Veja 22 atacantes do futebol brasileiro ainda sem gol em 2023
NOTA
O Santos se manifestou em nota oficial, assinada por Andres Rueda, transparecendo sua preocupação com a escalação de Edina Alves Batista. De acordo com o comunicado divulgado na última sexta-feira (24), a diretoria do Peixe esteve em contato com a alta cúpula da Federação Paulista de Futebol (FPF) sobre o assunto e tentou explicar à comissão de arbitragem da entidade o contexto da reclamação. O clube ainda alega que o objetivo também é "preservar a árbitra".
EDINA ERROU EM UM SAN-SÃO
No jogo entre Santos e São Paulo disputado em fevereiro do ano passado, na Vila Belmiro, pelo Paulistão, a árbitra não assinalou dois pênaltis para o Peixe ? um sofrido por Marcos Leonardo e outro em cima de Ângelo. A FPF reconheceu publicamente que as não marcações foram erros de Edina e do VAR da partida, comandado por Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral. O Tricolor venceu o clássico por 3 a 0.
Santos x São Paulo (Foto: Ivan Storti/Santos FC)
POLÊMICA NO PAULISTÃO 2023
Edina Alves Batista apitou o empate em 0 a 0 entre Santos e Água Santa, pela quarta rodada do torneio estadual de 2023. A partida foi nervosa e contou com a distribuição de nove cartões amarelos. Os torcedores ficaram na bronca com uma falta marcada no fim do jogo, que impediu um contra-ataque santista. O duelo também é citado na nota divulgada pelo clube.
Santos x Água Santa (Foto: Reprodução/Twitter)
ADRIANO DE ASSIS MIRANDA
Aos 52 minutos do segundo tempo de São Bernardo 1 x 1 Santos, o lateral-direito Nathan venceu duas disputas de bola, entrou na área e caiu após choque com Arthur Henrique, jogador do Bernô. Os atletas alvinegros pediram pênalti, mas o árbitro Salim Fende Chavez mandou o lance seguir. O VAR, comandado por Adriano Assis, ratificou a decisão de campo.
Após o jogo, Falcão reclamou da arbitragem e afirmou que o Peixe foi prejudicado pela não marcação do pênalti.
- Os jogos têm sido difíceis, esse é o tipo de lance que muda resultado. A minha preocupação é em relação a isso. Eu só estou falando isso para vocês (jornalistas) porque vocês disseram que foi pênalti. Eu também achei que foi. Ele não tocou na bola, o Nathan foi atropelado. O pênalti foi muito claro - disse.
São Bernardo x Santos (Foto: Divulgação/Santos)
ARBITRAGEM DE SANTOS X CORINTHIANS - 11ª RODADA DO PAULISTÃO - 26 DE FEVEREIRO (DOMINGO) - 16H
Árbitra: Edina Alves Batista
Assistentes: Neuza Ines Back e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa
VAR: Adriano de Assis Miranda
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.