Topo

Ex-capitão do Zenit comete xenofobia e reclama de excesso de brasileiros

Artem Dzyuba, russo ex-capitão do Zenit - Creative Commons
Artem Dzyuba, russo ex-capitão do Zenit Imagem: Creative Commons

01/03/2023 11h00

Ex-capitão do Zenit, Artem Dzyuba deu uma declaração xenofóbica e reclamou do excesso de brasileiros na equipe russa. Em entrevista com Nobel Arustamyan, o atleta do Lokomotiv Moscou afirmou que optou por deixar a equipe de São Petersburgo.

"Entendi que o Zenit São Peterbsurgo estava se transformando no Zenit Rio de Janeiro, ou São Paulo. Isso não é de todo correto. Tenho uma ótima relação com os brasileiros, mas acho que isso não é bom. Uma equipe russa deve ter uma espinha dorsal de jogadores russos. Mas bem, cada um na sua, com seu pensamento", disse.

Atualmente, o Zenit possui sete jogadores brasileiros no elenco e a equipe lidera o Campeonato Russo, tendo Malcom e Wendel como artilheiros do clube na competição. Com 47 gols marcados no torneio, o clube de São Petersburgo tem o melhor ataque do torneio, sendo 26 deles anotados por atletas de origem tupiniquim.

Após deixar o Zenit em agosto de 2022, Artem Dzyuba se transferiu para o Adana Demirspor, da Turquia, e está no Lokomotiv Moscou. No Campeonato Russo, a equipe do veterano luta contra o rebaixamento, ocupando a 14ª colocação dentre 16 clubes participantes da competição.