Topo

Talisca denuncia golpe de jornalistas após fazer doação à criança com câncer

Anderson Talisca é o maior destaque individual da nova equipe de CR7 - Divulgação
Anderson Talisca é o maior destaque individual da nova equipe de CR7 Imagem: Divulgação

14/03/2023 12h31

O atacante Anderson Talisca, do Al Nassr, da Arábia Saudita, denunciou um suposto golpe de profissionais da RecordTV Itapoan, da Bahia, depois se sensibilizar com a história de uma criança com câncer e doar R$ 70 mil reais para uma chave PIX anunciada pela emissora.

O dinheiro nunca foi repassado para a família e a criança acabou morrendo sem ter acesso ao tratamento. A informação foi publicada, inicialmente, pelo 'Noticias da TV'.

O golpe foi descoberto em fevereiro deste ano, cinco meses após a veiculação da matéria, em setembro de 2022. Talisca, que é companheiro de elenco de Cristiano Ronaldo, entrou em contato com a família da criança para pedir um recibo, com o objetivo de abater o valor do Imposto de Renda. A mãe negou que tivesse recebido qualquer ajuda.

A assessoria do jogador comunicou o caso à RecordTV, que fez uma denúncia na Polícia Civil. A emissora promoveu uma investigação interna e descobriu que um editor do programa "Balanço Geral", responsável por criar a chave PIX, não repassava o valor recebido das doações. Ele foi demitido por justa causa. Outro repórter também estaria envolvido no caso e só não foi demitido pois está de férias, o que deve acontecer após seu retorno.

Em entrevista ao "Jornal Correio", da Bahia, o diretor de jornalismo da emissora, Gustavo Orlandi, confirmou a situação. "A Record/TV Itapoan, assim que recebeu as denúncias, apura os fatos e tomará todas as medidas legais cabíveis para o caso", disse.

A suspeita é que o editor e o repórter tenham desviado R$ 800 mil e que o caso teria acontecido com outras pessoas que foram mostradas em reportagens e estavam em condições de vulnerabilidade financeira.

O apresentador do "Balanço Geral" da Bahia, Zé Eduardo, comentou o caso abertamente durante uma edição do programa e cobriu punição exemplar, afirmando ainda que o jurídico da emissora está trabalhando para apontar os culpados.

"Competência, honestidade e justiça. A justiça vai ser feita. Se não for a dos homens, será a divina. Tenho orgulho do meu nome e dos profissionais sérios que trabalham comigo. E se existe hoje uma decepção que seja punido e castigado no rigor da lei. Não vou jamais desistir de ajudar o próximo. Você que precisa da rede Record continue vindo à porta da emissora, pedindo ajuda, e nós faremos de tudo para te ajudar. Bandido nenhum vai me impedir de ajudar o povo", disse o apresentador, durante a atração.

O LANCE! entrou em contato com os representantes de Anderson Talisca e foi informado que eles não iriam comentar assuntos da vida pessoal do jogador. A reportagem entrou em contato com a Delegacia de Repressão ao Estelionato e Outras Fraudes - DREOF, mas não obteve retorno até a publicação deste conteúdo. Em caso de retorno, esse conteúdo será atualizado.