| 05/04/2006 - 17h35 Arsenal mantém Juventus sob controle e avança à semi na Liga Da Redação Em São Paulo Com um jogo aguerrido e nada intimidado por atuar em Turim, o Arsenal despachou a tradicional Juventus ao empatar em 0 a 0, e se classificou pela primeira vez em sua história para as semifinais da Liga dos Campeões, título inédito para a equipe inglesa.
O EMPATE EM TURIM |  Emerson se esforçou...
 mas Gilberto Silva foi melhor
 Nedved e Eboué travaram uma disputa particular...
 ...mas o tcheco perdeu a cabeça e foi expulso
| Mesmo com a vantagem de 2 a 0 construída no jogo de ida, em Londres, na semana passada, O técnico francês Arsene Wenger escalou o Arsenal com praticamente três atacantes: o francês Thierry Henry, o espanhol Reyes e o bielorrusso Aleksandr Hleb - meia que atuou quase como um ponta-direita.
Os ingleses, desde o primeiro minuto, mostraram raça e vigor físico em cada lance, não deixando a Juventus imprimir a esperada pressão de quem precisava do resultado.
A equipe italiana, por sua vez, entrou em campo seriamente desfalcada. O volante francês Patrick Virera, ex-Arsenal, cumpriu suspensão automática por receber o segundo cartão amarelo no jogo de ida. Mauro Camoranesi e Jonathan Zebina também ficaram de fora por causa de suas expulsões em Londres.
A única boa notícia foi o retorno do tcheco Pavel Nedved - que seria expulso aos 31min do segundo tempo. Com ele comandando o meio-campo, o técnico Fábio Capello utilizou esquema bastante semelhante ao do rival, com o romeno Adrian Mutu fazendo o terceiro atacante pela direita, ao lado de Trezeguet e Ibrahimovic.
Esta foi a terceira vez nos últimos quatro anos que a Juventus foi eliminada por um clube inglês. Na temporada 2002/03, perdeu para o Manchester United; e no ano passado, caiu diante do Liverpool, que seria o campeão.
O jogo teve um ritmo ofensivo, embora poucas oportunidades claras de gol tenham sido criadas. Melhor para o Arsenal, que agora enfrenta o surpreendente Villarreal, que eliminou a Internazionale de Milão, de Adriano, na última terça-feira e chegou à semifinal da Liga dos Campeões em sua estréia no torneio.
O jogo Com três homens de frente para cada lado, o jogo começou movimentado, com ambas equipes procurando manter a posse de bola - embora o Arsenal fizesse, claro, a tradicional cera durante as pausas da partida.
O primeiro chute a gol, no entanto, só saiu aos 15min, quando o lateral juventino Zambrotta avançou e bateu firme, mas para fora do gol do alemão Lehmann.
Em sua 100ª aparição em torneios europeus, Henry deu seu primeiro chute aos 20min, mas não levou perigo. Seis minutos depois, o zagueiro Senderos também tentou: ele pegou rebote de escanteio de primeira, mas a bola foi desviada pela linha de fundo.
A Juventus passou a se focar nos lançamentos longos, o que rendeu uma série de impedimentos. Mas em um contra-ataque do Arsenal, o lateral Eboué invadiu a área com perigou, mas foi travado instantes antes do arremate, na melhor oportunidade do primeiro tempo.
A Juventus voltou determinada na segunda etapa, conseguiu dominar o meio-campo, mas a zaga do Arsenal parecia intransponível. A equipe italiana voltou a insistir nos lançamentos, rendendo mais uma leva de impedimentos.
O técnico Capello mexeu na equipe, trocando Mutu, que praticamente não tocou na bola, por Zalayeta, mas pouco se modificou. E a situação complicou de vez aos 31min do segundo tempo.
Nedved, uma das principais estrelas da Juventus, perdeu a cabeça durante a partida. Aos 25min, levou cartão amarelo ao derrubar Eboué. Apenas seis minutos depois, ele deu uma entrada infantil no mesmo Eboué e foi expulso pelo árbitro alemão Herbert Fandel.
A partir daí, ficou fácil para o Arsenal, que passou a levar perigo nos contra-ataques: Hleb e Ljunberg, duas vezes, desperdiçaram chances de marcar. E o placar ficou no zero até o fim.
JUVENTUS 0 x 0 ARSENAL
JUVENTUS Buffon; Zambrotta, Kovac, Canavarro e Chiellini (Balzaretti); Emerson, Giannichedda e Nedved; Mutu (Zalayeta), Trezeguet e Ibrahimovic Técnico: Fábio Capello
ARSENAL Lehmann; Eboué, Touré, Senderos e Flamini; Gilberto Silva, Cesc Fabregas e Ljumberg; Hleb (Diaby), Reyes (Pires) e Henry Técnico: Arsene Wenger
Data: 05/04/2006, quarta-feira Local Estádio Delle Alpi, em Turim (Itália) Juiz: Herbert Fandel (ALE) Auxiliares: Volker Wezel (ALE) e Carsten Kadach (ALE) Cartões amarelos: Flamini, Reyes (ARS), Chiellini (JUV) Cartão vermelho: Nedved, aos 31min do segundo tempo
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s) |