! Grêmio estréia com vitória na Libertadores da América - 16/02/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  16/02/2007 - 00h42
Grêmio estréia com vitória na Libertadores da América

Da Redação
Em Porto Alegre

O Grêmio estreou na Libertadores da América, na qual busca o tricampeonato, vencendo o Cerro Porteño por 1 a 0 em Assunção, Paraguai, na noite desta quinta-feira. A partida foi válida pelo grupo 3 e com o resultado o clube gaúcho assume a liderança isolada. Outros dois integrantes da chave, os colombianos Cúcuta e Tolima, haviam ficado no 0 a 0 na noite de quarta e estão em segundo lugar, o que deixa o Cerro em último.

CENAS DA PARTIDA
Reuters
Lucas comemora ao marcar o gol que deu a vitória ao Grêmio na estréia na Libertadores
Reuters
Tuta tenta jogada no início da partida; atacante saiu de campo machucado
AFP
O gremista Douglas briga pela bola com Jorge Britez, camisa 6 do Cerro Porteño
VEJA FOTOS DA RODADA
Por ter sido fora de casa, a vitória gremista cresce em importância. O time voltará a jogar pela competição sul-americana no dia 27, em Porto Alegre, contra o Cúcuta. Já o Cerro Porteño, dia 7 de março, enfrentará o Tolima, na Colômbia.

O jogo em Assunção representou a volta do Grêmio à Libertadores, quatro anos após sua última participação. Naquela temporada a equipe chegou até as quartas de finais, sendo eliminado pelo Independiente de Medellín.

A próxima apresentação do time gaúcho será na quinta-feira (22/2) da próxima semana, contra o Brasil de Pelotas, no Estádio Olímpico, pelo Campeonato Gaúcho. Essa partida estava originalmente marcada para sábado, dia 17, mas foi adiada porque a Brigada Militar não garantiu a segurança, devido ao fato de o confronto coincidir com o sábado de carnaval, que mobilizará grande parte do contingente - além do número expressivo de soldados que foram deslocados para o litoral norte para policiar as praias no feriadão

O jogo
Os dois times revelaram desde cedo intenções ofensivas, o que fez o jogo começar em ritmo veloz, aberto, atraente. A primeira oportunidade de abertura de placar ocorreu aos 10min, quando Britez mandou uma "bomba" de longa distância, no ângulo superior esquerdo do goleiro gremista Saja, que fez ótima defesa para escanteio.

O Grêmio respondeu cinco minutos depois, numa cobrança de falta da ponta esquerda. A bola, levantada para a grande área, foi desviada de cabeça por William, mas dessa vez foi o goleiro do Cerro, Navarro, quem mostrou serviço e salvou o time.

A equipe dona da casa, mais ambiciosa, quase abriu o marcador aos 20, numa cabeceada de Morinigo para defesa segura de Saja. E no minuto seguinte, lesionado, deixou o gramado o atacante Tuta - substituído por Douglas - o que enfraqueceu o time gaúcho, que passou a ser mais pressionado.

Aos 26 uma briga entre torcedores fez o árbitro argentino Héctor Baldassi interromper a partida, até que os policiais controlassem a situação. No recomeço, o time do Paraguai continuou melhor e aos 35, num chute da esquerda, por Salcedo, William salvou para escanteio, quase fazendo contra.

O argentino Saja, contratado pelo Grêmio neste começo de 2007 para acabar com a desconfiança quanto a eficiência dos goleiros do clube, situação que se manteve durante todo o ano de 2006, foi o herói na vitória. Ele fez defesas sensacionais durante o jogo e, aos 44min do segundo tempo, segurou um pênalti voando com eficiência no chute de Ramirez que tinha o endereço do canto direito de sua meta. Foi a 5ª partida dele na equipe e, sem ter sofrido nenhum gol, chega aos 450 minutos de invencibilidade.
SAJA COMPLETA 450 MINUTOS SEM SOFRER GOL NO GRÊMIO
LEIA MAIS
Mas o primeiro tempo acabou mesmo sem gols, o que até foi bom para o Grêmio, que tivera desempenho pior que o adversário nos 45 minutos iniciais.

O recomeço da partida demorou um pouco mais, devido fato de que pedras foram jogadas ao gramado, direcionadas aos atletas gremistas, que inclusive juntaram algumas e as entregaram ao juiz, para que registrasse o fato na súmula.

Aos 5min do segundo tempo, a primeira chance da etapa, numa escapada do Cerro pela esquerda o cruzamento não foi aproveitado por Salcedo, que jogou-se mas não alcançou a bola. Bem mais eficiente foi o volante Lucas, do Grêmio, que aos 7, de fora da grande área, aproveitou rebote da zaga e bateu de pé direito, acertando o canto inferior esquerdo da meta de Navarro.

Aos 11, em outra jogada originada no lado direito do ataque gremista, a bola sobrou para o meia Tcheco, que dentro da grande área, sem marcação, errou o chute, mandando por cima da meta.

No desespero o Cerro Porteño se mandava à frente e abria espaços para contra-ataques perigosíssimos do time gaúcho, que ficava próximo do segundo gol, que decidiria a partida.

Mas nada estava decidido e aos 19 Ramirez recebeu na entrada da grande área e mandou o chute no ângulo superior esquerdo, fazendo o goleiro Saja mostrar outra vez competência, salvando a meta do Grêmio e mandando a bola para escanteio.

O atacante Tuta, goleador do Grêmio na temporada, com cinco gols, sofreu uma lesão na partida contra o Cerro e terá de passar por exames em Porto Alegre, nesta sexta, para se saber a gravidade do problema.
TUTA TORCE O JOELHO
LEIA MAIS
Faltava objetividade ao time do Cerro, na sua tentativa de reação, embora a pressão fosse contínua. Foi naquele momento, aos 38, que Jimenez invadiu a grande área e bateu rasteiro, tentando o canto direito de Saja, que só observou a bola sair à direita da meta.

O goleiro estava mesmo numa noite inspirada. Isso se confirmou aos 44min, quando houve um pênalti, momento em que a bola bateu na mão de Teco, mas na cobrança de Ramirez, o invicto Saja defendeu o chute no canto direito. Aquela foi a melhor e última chance dos donos da casa.

Cerro Porteño
Navarro; Alvarez, Rodrigo Costa, Perez e Nuñez (Cristaldo); Britez (Jimenez), Gonzalez, Salcedo e Morinigo (Godói); Ramirez e Da Silva
Técnico: Gustavo Costas

Grêmio
Saja; Patrício, William, Schiavi e Teco; Edmilson, Lucas (Sandro Goiano), Diego Souza e Tcheco; Carlos Eduardo (Ramon) e Tuta (Douglas)
Técnico: Mano Menezes

Data: 15/2/2007 (quinta-feira)
Local: Estádio Olla Azulgrana, em Assunção
Árbitro: Héctor Baldassi (ARG)
Auxiliares: Pablo Lunatti e Walter Velaz (ARG)
Cartões amarelos: Alvarez, Morinigo e Cristaldo (Cerro Porteño)
Gols: Lucas (aos 7min do 2º tempo)

Libertadores da América


Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias