! Na estréia de Vantuir, América quer deixar a lanterna do Mineiro - 22/02/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  22/02/2007 - 20h07
Na estréia de Vantuir, América quer deixar a lanterna do Mineiro

Da Redação
Em Belo Horizonte

Lanterna do Campeonato Mineiro, com apenas três pontos ganhos em 12 disputados, (25% de aproveitamento), o América-MG quer iniciar sua reação contra o Democrata-GV, que, por sua vez, pode chegar à liderança provisória da competição, caso saia vencedor nesse confronto. O jogo isolado, que abre a quinta rodada do Estadual, está marcado para esta sexta-feira, às 20h30, no Estádio José Mammoud Abbas.

Parceiro do Atlético-MG, que cedeu a imensa maioria dos jogadores da equipe e também a comissão técnica, o Democrata-GV, atual quarto colocado no Mineiro, com seis pontos (50% de rendimento), pode chegar aos nove se vencer o América. Dessa forma, ultrapassaria o líder Guarani, com oito, e Cruzeiro e Caldense, ambos com sete, além de ajudar o Atlético, afastando a possibilidade do alvinegro da capital retornar à zona de rebaixamento.

Isso aconteceria, em caso de derrota do Democrata-GV. O América-MG passaria a seis pontos, deixando o Atlético, na 11ª colocação, com quatro, pelo menos até o sábado, quando o time de Levir Culpi enfrentará a Caldense, que também disputa a liderança do Campeonato Mineiro neste final de semana.

Para o América, que estréia o técnico Vantuir Galdino, contratado para substituir Leandro Machado, que se demitiu após a derrota para o Ipatinga, no Independência, no último dia 11, uma vitória em Governador Valadares, é indispensável para continuar ambicionando uma das quatro vagas às semifinais do certame.

Pelos cálculos dos especialistas, a última vaga será conquistada com 19 pontos, o que significa que o time americano precisa somar 16 dos 21 pontos ainda a serem disputados, o que representa um aproveitamento de 76,19%. Uma derrota deixaria o América obrigado a somar os mesmos 16 pontos só que em 18 possíveis, subindo o rendimento para 88,88%.

Vale lembrar que o América ainda não enfrentou os seus rivais Atlético e Cruzeiro, o que aumenta suas dificuldades. Se não for possível conseguir sua classificação à semifinal, o time de Vantuir precisa, pelo menos, garantir uma vaga para a Série C do Brasileiro, caso contrário não terá mais nenhuma competição oficial este ano.

Já o Democrata sonha com a liderança, ainda que provisória, e quer conseguir a sua segunda vitória em casa. No único jogo disputado como mandante até agora a equipe venceu o Democrata-SL, por 1 a 0. O outro triunfo foi como visitante, diante do Ipatinga, por 5 a 3. As derrotas foram longe de seus domínios, no Sul de Minas, diante de Caldense (2 a 1) e Rio Branco (1 a 0), na última partida.

Os times

No Democrata, o técnico José Maria Pena tem muitas dúvidas para definir a sua equipe e chegou a recorrer a um treino secreto. No gol, ele está entre Tony, que não esteve bem em Andradas,, na derrota para o Rio Branco, e Reinaldo. Na lateral-direita, o ex-americano Marcelinho, que foi contratado pelo Atlético e repassado ao parceiro pode fazer sua estréia.

Na zaga, garantido apenas Lúcio, enquanto Miguel e Rancharia disputam a outra vaga. Mas, do meio-campo, para a frente as dúvidas são ainda maiores e o treinador busca a melhor formação para conseguir sua terceira vitória no certame. O apoio da torcida é outro trunfo do Democrata, que colocou à venda seis mil ingressos.

Já o América deverá entrar em campo no 3-5-2, para reforçar o sistema de marcação. "A gente vinha começando a desenhar isso com o professor Leandro, 0o professor Vantuir chegou e pediu para a gente ter uma dedicação maior na marcação e está tranqüilo", afirmou o zagueiro Ênio.

Além Vantuir Galdino, três jogadores farão suas estréias com a camisa americana: o zagueiro Ênio e os volantes Aldo, que foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que o emprestou ao América, e Donizete Amorim, que volta ao clube que defendeu na Série C do Brasileiro no ano passado.

Data: 23/2/2007 (sexta-feira)
Local: Estádio José Mammoud Abbas, em Governador Valadares (MG)
Horário: 20h30
Árbitro: A: Enéas Eugênio Aguiar
Auxiliares: Marco Antônio Martins e Marco Antônio Gomes
Ingressos: R$ 10 e meia-entrada a R$ 5

Democrata-GV
Toni (Reinaldo), Marcelinho (Toto), Lúcio, Miguel (Rancharia) e Ernane; Toto (Glaydson), Rodrigo Silva, Henrique (Diego) e Wanderson; Leandro Carrijo e Élber (Amilton)
Técnico: José Maria Pena

América-MG
Juninho; Caçapa, Ènio e Fabrício Soares; Luiz Felipe, Aldo, Donizete Amorim, Maranhão e Halem; Euller e André
Técnico: Vantuir Galdino

Campeonato Mineiro

Veja também


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias