! Bruno é decisivo nos pênaltis, e Flamengo é campeão no Rio - 06/05/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL EsporteUOL Esporte
UOL BUSCA


  06/05/2007 - 18h16
Bruno é decisivo nos pênaltis, e Flamengo é campeão no Rio

Da Redação
No Rio de Janeiro

Emocionante é pouco para explicar o título conquistado pelo Flamengo neste domingo, no Maracanã. Em clássico eletrizante, a equipe rubro-negra venceu o Botafogo nos pênaltis (4 a 2) e levantou, pela 29ª vez na história, a taça do Estadual do Rio. Durante os 90 minutos, empate por 2 a 2, com direito a dois golaços.

PRINCIPAIS LANCES
Photocamera
Bruno brilha na decisão por pênaltis...
Photocamera
... e dá o 29º título estadual ao Flamengo
PRIMEIRO TEMPO
2min - Renato Augusto cobra o escanteio na primeira trave e Renato, sozinho, desvia por cima do gol de Max, levando muito perigo.
24min - Zé Roberto perde grande oportunidade para o Botafogo. O meia recebe passe de Dodô na área e se atrapalha na hora de chutar. Quando bate, o arremate sai fraco e Bruno espalma.
SEGUNDO TEMPO
7min - GOOOLLLL DO FLAMENGO!!! Renato toca para Juan na esquerda. O ala avança, invade a área e cruza rasteiro. Souza, sozinho na pequena área, estufa as redes do Botafogo.
12min - GOOOLLLL DO BOTAFOGO!!! Lucio Flavio cobra a falta na entrada da pequena área do Flamengo. Juninho ganha de Irineu no alto e cabeceia no canto esquerdo de Bruno.
15min - GOOOLLLL DO BOTAFOGO!!! Um golaço de Dodô. O atacante recebe de Jorge Henrique dentro da área e, na saída de Bruno, encobre o goleiro rubro-negro, virando a partida no Maracanã.
19min - Um lance incrível no Maracanã. Dodô chuta forte de dentro da área e Bruno espalma. A bola sobe e na volta bate no travessão, antes de ir pela linha de fundo.
29min - GOOOLLLL DO FLAMENGO!!! Um golaço de Renato Augusto. O meia recebe na intermediária, passa por Leandro Guerreiro e chuta no ângulo esquerdo de Max.
36min - Zé Roberto dá lindo toque para Lucio Flavio, que sozinho na área chuta no alto e Bruno faz excelente defesa.
VEJA FOTOS DA DECISÃO
NEY FRANCO: TÉCNICO DE 'PONTA'
TÍTULO COROA PLANEJAMENTO
SOUZA SUPERA DESCONFIANÇA
FLAMENGO SUPERA A CRISE
"FAXINA" DEVE ACONTECER
TAÇA É DEDICADA PARA JUNINHO
FLAMENGO NÃO FAZ FESTA
CUCA LAMENTA VICE DO 'MELHOR'
BOTAFOGO EXPLICA PÊNALTIS
ASSISTA AOS GOLS DA DECISÃO
VEJA A FESTA FLAMENGUISTA
O grande nome da disputa de pênaltis foi o goleiro Bruno, que mais uma vez mostrou ter vocação para decisões e, defendendo duas cobranças, ajudou a equipe a levar a taça para a Gávea. O meia Lucio Flavio e o zagueiro Juninho desperdiçaram seus tiros.

"Eu espero ao máximo o batedor cobrar para definir o melhor lado para pular. Muita gente disse que o Botafogo era o favorito, mas a vontade do nosso time falou mais alto", disse Bruno.

Pelo Flamengo, Renato, Roni, Juan e Leonardo Moura marcaram os gols de pênalti, enquanto apenas Túlio e Luciano Almeida converteram para o Botafogo.

Aguerrida nesta tarde, a equipe rubro-negra mostrou ter superado a crise que ameaçou a Gávea durante a última semana. Além de ter sido derrotado por 3 a 0 para o Defensor-URU, no Uruguai, pela Copa Libertadores, o time ainda teve que conviver com a queda-de-braço entre o técnico Ney Franco e o meia Juninho Paulista, que acabou sendo afastado.

"A gente teve uma semana difícil, mas graças a Deus tudo deu certo. O nosso time trabalha muito e merecia dar a volta por cima. A torcida pede raça e isso nunca vai faltar", disse o lateral-esquerdo Juan.

A motivação pelo título veio em boa hora. Nesta quarta-feira, no Maracanã, às 21h45, o Flamengo precisa vencer o Defensor-URU por quatro gols de diferença para alcançar às quartas-de-final da Copa Libertadores.

"Com certeza a gente tem grandes chances de classificação. A torcida vai lotar o Maracanã e vamos conseguir fazer os gols que precisamos", afirmou o atacante Roni.

Derrotado na final do Estadual, resta ao Botafogo, que criou as melhores oportunidades neste domingo e poderia ter liquidado o jogo quando vencia por 2 a 1, esperar melhor sucesso na Copa do Brasil. Nesta quinta, às 21h45, também no Maracanã, o time precisa de uma vitória simples contra o Atlético-MG para chegar às semifinais do torneio.

Autor de um belo gol na partida, o atacante Dodô alcançou a artilharia do Estadual, com 13 gols no torneio, empatando com Marcelo, do Madureira. Porém, a expulsão no fim do jogo o impossibilitou de ser relacionado para a disputa de pênaltis.

Aos 44min da segunda etapa, o centroavante chutou a bola para o gol rubro-negro quando o lance estava interrompido, em impedimento duvidoso marcado. Desta forma, recebeu o segundo cartão amarelo, deixando o time com dez atletas.

"Agora é covardia vir aqui e falar da arbitragem. Mas você perder seu primeiro batedor [de pênalti] é complicado. Se a gente inicia a série marcando o gol, ia ser difícil perder", disse o técnico alvinegro Cuca, que completou: "Sinto uma dor muito grande em saber que o melhor time não venceu".

Os 63.614 torcedores presentes no Maracanã neste domingo ajudaram o clássico a bater o recorde de público no Brasil na atual temporada. No fim, a torcida rubro-negra, que compareceu em maior número, fez a festa.

FLAMENGO
Bruno; Leonardo Moura, Irineu, Ronaldo Angelim e Juan; Paulinho, Jailton (Claiton), Renato e Renato Augusto; Roni e Souza
Técnico: Ney Franco

BOTAFOGO
Max; Joilson, Alex, Juninho e Luciano Almeida; Túlio, Leandro Guerreiro, Zé Roberto (André Lima) e Lucio Flavio; Jorge Henrique e Dodô
Técnico: Cuca

Local: estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Públco: 63.614 pagantes
Renda: R$1.120.409,91
Árbitro: Djalma José Beltrami
Assistentes: Hilton Moutinho Rodrigues e Dibert Pedrosa Moisés
Cartões Amarelos: Irineu (F), Túlio (B), Jailton (F), Luciano Almeida (B), Ronaldo Angelim (F), Souza (F), Dodô (B)
Cartão Vermelho: Dodô (B)
Gols: Souza, aos 7min, Juninho, aos 12min, Dodô, aos 15min e Renato Augusto, aos 29min do segundo tempo

Campeonato Estadual do Rio


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
03/09/2007
Mais Notícias