! Time 'misto' do São Paulo vence Goiás na estréia do Brasileiro - 12/05/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

12/05/2007 - 19h59

Time 'misto' do São Paulo vence Goiás na estréia do Brasileiro

Da Redação
Em São Paulo
O time 'misto' do técnico Muricy Ramalho conseguiu fazer o São Paulo respirar aliviado. No fim de uma semana conturbada, a equipe do Morumbi venceu o Goiás por 2 a 0 na abertura do Campeonato Brasileiro, em casa, sem metade dos jogadores titulares que foram eliminados pelo Grêmio na última quarta-feira, pelas oitavas-de-final da Copa Libertadores.

"É uma vitória que nos dá uma tranqüilidade muito grande depois de termos perdido os dois campeonatos que disputamos. Mas sabemos que tudo está apenas no início então vamos continuar trabalhando bastante", disse o meia Jorge Wagner.

A partida foi disputada com portões fechados para a torcida, em punição referente ainda à disputa da Série A do ano passado. Na última rodada, no empate por 0 a 0 com o Paraná, um são-paulino invadiu o gramado da Vila Capanema e a equipe tricolor paulista recebeu gancho de um jogo.

PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
16min - GOOOLL DO SÃO PAULO!!! Depois de confusão na entrada da área, Jorge Wagner bate de primeira com a perna esquerda e acerta o ângulo direito do goleiro Harlei.
36min - GOOOLLL DO SÃO PAULO!! Dagoberto domina de frente para o goleiro, mas bate em cima de Harlei. Na seqüência, o jogador são-paulino é tocado pelo lateral Diego e o árbitro marca pênalti. Rogério Ceni cobra no canto direito alto e amplia o marcador.
38min - Borges recebe na esquerda, invade a área e bate forte, mas Harlei faz boa defesa e espalma para escanteio.
SEGUNDO TEMPO
18min - Fabiano Oliveira faz boa investida pela esquerda e cruza para trás. Paulo Baier aparece livre de marcação, mas cabeceia muito por cima do gol, desperdiçando boa oportunidade.
31min - Dagoberto avança em velocidade pela direita e lança Hugo. Livre de marcação, o meia chuta com o pé esquerdo em cima de Harlei. Na seqüência, a arbitragem assinala falta de ataque.
A ausência de torcida acabou significando falta de pressão, pelo menos oriunda das arquibancadas. A cobrança, então, era só aquela exercida pela diretoria do clube, que esteve presente nos últimos treinamentos e demonstrou insatisfação com o atual momento da equipe.

O resultado indireto foi a mudança nos titulares. Os contestados Jadílson, Richarlyson, Souza, Leandro e Aloísio deram lugar a André Dias, Hernanes, Jorge Wagner, Dagoberto e Borges, e Muricy Ramalho ainda remontou seu time no esquema com três zagueiros.

O comandante são-paulino alega que a modificação aconteceu porque seus atletas estariam desgastados pelo jogo na Copa Libertadores. "A gente sempre troca quatro ou cinco depois de um jogo importante. Não tem novidade nenhuma. É impossível jogar uma decisão na quarta e repetir o time no sábado", disse Muricy Ramalho.

As alterações, porém, aconteceram justamente depois de uma reunião da comissão técnica com o presidente Juvenal Juvêncio, em que o dirigente teria reclamado do rendimento de alguns jogadores do elenco e cobrado a entrada de reservas.

E as novidades mais esperadas foram aquelas que deram mais resultado. Jorge Wagner e Dagoberto, principais contratações do São Paulo no ano mas que estavam fora do time até então, foram os destaques da partida. Além de muita movimentação, a dupla criou as melhores oportunidades e participou ativamente dos dois gols do confronto.

O de Jorge Wagner, aliás, foi decisivo para a definição do jogo. O Goiás, treinado pelo interino Wanderley Filho e assistido por Paulo Bonamigo (novo comandante da equipe) dos camarotes, entrou em campo bem fechado na defesa e disposto a segurar o resultado. O camisa 7 são-paulino, porém, furou a retranca adversária com um belo chute de fora da área aos 16min do primeiro tempo.

"A gente insiste bastante nesse tipo de lance, e hoje [sábado] fui feliz. Eu sempre treino, e a comissão técnica também fala pra eu chutar bastante de fora da área", revelou o meio-campista.

Depois disso, as coisas ficaram mais fáceis para os donos da casa. Superior em campo, o São Paulo criar novas chances e chegou ao gol após Dagoberto sofrer pênalti. Rogério Ceni cobrou e marcou seu primeiro (o terceiro no ano) depois de um mês - a última vez havia sido no dia 1º de abril, na vitória por 3 a 1 sobre o Palmeiras.

O segundo tempo seria ainda mais tranqüilo. Com o Goiás apresentando muitas dificuldades ofensivas, o São Paulo precisou apenas se manter com a posse de bola no ataque para garantir seu primeiro triunfo no Campeonato Brasileiro.

Agora, o time do Morumbi terá uma semana inteira para se preparar para a partida contra o Náutico, em Recife. Já o Goiás receberá o Flamengo em casa. Os dois jogos acontecerão no domingo (dia 20 de maio).

SÃO PAULO
Rogério Ceni; André Dias, Alex Silva e Miranda; Ilsinho, Josué, Hernanes, Hugo e Jorge Wagner; Dagoberto (Souza) e Borges (Aloísio)
Técnico: Muricy Ramalho

GOIÁS
Harlei; Cléber, Leonardo e André Leone; Paulo Baier (Felipe), Cléber Gaúcho, Romerito, Petkovic e Diego (Danilo Portugal); Fabrício Carvalho (Wendell) e Fabiano Oliveira
Técnico: Wanderley Filho

Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Aristeu Leonardo Tavares (Fifa-RJ) e Dibert Pedrosa Moisés (RJ)
Cartões amarelos: Hernanes (S), Dagoberto (S), Jorge Wagner (S), André Leone (G), Leonardo (G) e Paulo Baier (G)
Gols: Jorge Wagner, aos 16min, e Rogério Ceni, aos 36min do primeiro tempo

Hospedagem: UOL Host