! Sem cara, seleção olímpica leva 3 a 0 de combinado no 1º teste - 09/12/2007 - UOL Esporte - Futebol
UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

09/12/2007 - 17h51

Sem cara, seleção olímpica leva 3 a 0 de combinado no 1º teste

Bruno Freitas
No Rio de Janeiro (RJ)
Longe de uma identidade tática e de amadurecimento como equipe, a seleção olímpica do Brasil foi derrotada por 3 a 0 neste domingo, no estádio João Havelange, Rio de Janeiro, no primeiro teste de preparação para os Jogos de Pequim de 2008. O uruguaio Acosta, o meia Ibson e o atacante Leandro Amaral anotaram os gols do combinado dos melhores do Brasileiro e da celebração de fim de temporada do futebol nacional.

Rafael Andrade/Folha Imagem
Apenas 8.945 pessoas assistiram à partida no Engenhão neste domingo, no Rio
Rafael Andrade/Folha Imagem
Escolhido para carregar a camisa 10, Alexandre Pato teve atuação apagada
SELEÇÃO DO BR-2007 SE MOSTRA
O QUE VOCÊ ACHOU DOS GAROTOS?
VEJA FOTOS DA PARTIDA
Mesmo já em período de férias, o time dos melhores do Nacional foi melhor que a seleção olímpica desde o princípio, fazendo valer a experiência no confronto com a ansiedade dos jovens da equipe sub-23, claramente apressados em mostrar serviço ao técnico Dunga.

O desequilíbrio no primeiro tempo foi constatado pela comparação do número de chances de gol das duas equipes. Enquanto a seleção olímpica não conseguiu chutar uma vez na meta defendida pelo corintiano Felipe, o combinado dos melhores do Brasileiro, comandados por Joel Santana e Caio Jr., tiveram quatro chances de marcar.

Na última delas, pouco antes do intervalo, aos 39min, o time dos melhores do Brasileirão conseguiu a vantagem no placar, quando Josiel recebeu pela esquerda e bateu cruzado. Na seqüência, o goleiro Renan desviou e, no rebote, Acosta só teve o trabalho de empurrar para o gol vazio.

Disputado com muito calor e um público pequeno, o amistoso viu no 2º tempo a repetição dos erros de passes da seleção olímpica, que, depois de apenas dois coletivos, apresentou dificuldades de organizar o posicionamento em campo, principalmente do meio para frente.

Mesmo com um festival de mudanças dos dois lados, o quadro do jogo permaneceu idêntico na etapa final, com o combinado mandando tecnicamente no amistoso. Logo no primeiro minuto, a seleção do Brasileiro aumentou com o flamenguista Ibson, que escorou de cabeça belo cruzamento do vascaíno Leandro Amaral.

O combinado completou a vitória aos 17min, quando Leandro Amaral completou de cabeça após boa jogada de Leonardo Moura pela direita.

Escolhido para carregar a camisa 10, Alexandre Pato conseguiu aplicar dribles de efeito, mas teve atuação apagada. O atacante do Milan não conseguiu sucesso nas incursões individuais contra a defesa rival e também não teve bom entendimento coletivo, principalmente com os parceiros de frente, Diogo no primeiro tempo e Pedro Oldoni na etapa final. A antiga promessa do Inter, que não joga uma partida oficial há meses, esteve isolada durante toda a partida.

O capitão do primeiro jogo do time sub-23 sob o comando de Dunga foi o zagueiro Breno, em decisão que pode sinalizar que o defensor do São Paulo tem presença projetada já para os Jogos de Pequim.

Apesar da derrota, o são-paulino foi um dos destaques defensivos, ao lado do goleiro Renan e do volante Charles, todos bastante exigidos em ações de ataque da equipe adversária.

Suspenso pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) por quatro partidas, por conduta desrespeitosa em relação à arbitragem em amistoso recente do Brasil, Dunga acompanhou o jogo de uma das cabines do estádio, enquanto que seu auxiliar Jorginho orientava o time à beira do campo. De cima, o treinador teve a oportunidade de tirar suas primeiras conclusões sobre os convocados iniciais para o projeto olímpico.

A seleção olímpica do Brasil ainda não tem cronograma de atividades definido para 2008, mas a expectativa é que o time comandado por Dunga realize alguns amistosos antes de se reunir definitivamente para disputar os Jogos de Pequim.

Seleção olímpica
Renan (Felipe); Nei (Apodi), Breno (Rhodolfo), Leandro Almeida (Leo), Leonardo (Valmir); Charles (Maycon), Ramires (Toró), Wagner (Thiago Neves), Diego Souza (Pedro Ken); Alexandre Pato (Keirrison) e Diogo (Pedro Oldoni)
Técnico: Dunga

Combinado dos melhores do Brasileiro
Felipe (Diego Cavalieri); Leonardo Moura (Joílson), Miranda, Thiago Silva, Juan (André Santos); Hernanes (Pierre), Richarlyson, Ibson (Rodrigo Souto), Jorge Wagner (Martinez)); Acosta (Leandro Amaral) e Josiel (Aloísio)
Técnicos: Caio Jr. e Joel Santana

Data: 09/12/2007 (domingo)
Local: estádio João Havelange, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitros: Leonardo Gaciba (RS), Heber Roberto Lopes (PR) e Paulo César Oliveira (SP)
Gols: Acosta, aos 39min do primeiro tempo; Ibson, a 1min; Leandro Amaral, aos 17min do segundo tempo
Público: 8.945 pessoas
Renda: R$ 194.748,00

Hospedagem: UOL Host