Topo

Vasco vence e está perto da classificação na Liga Futsal 2001

01/05/2001 17h55

Da Redação
Em São Paulo

O Vasco já pode-se considerar classificado para a segunda fase da Liga Futsal 2001. Com a vitória por 4 a 2 diante do Rio Verde/Fesurv, neste feriado de 1º de maio, no ginásio de São Januário, a equipe carioca pulou para a vice-liderança da chave A, com 18 pontos ganhos, e só perde a vaga se acontecer um desastre total.

Isso significa, por exemplo, que o time não pode marcar pontos nos últimos quatro jogos que terá pela frente (Ulbra e UCS/Multisul, fora de casa; e Corinthians e Banespa, no Rio), enquanto a Wimpro/ADCGM/Guaru, que somou apenas quatro pontos e venceu apenas uma partida das nove disputadas, precisaria ganhar seus últimos cinco adversários.

Embora tenha motivos de sobra para comemorar a situação cômoda na tabela, o Vasco levou um susto no jogo diante do Rio Verde. Com pouco mais de seis minutos de bola rolando, a equipe carioca já vencia por 3 a 0 (gols de Schumacher, aos 35 segundos e 6min25, e André, aos 5min57).

No segundo tempo, porém, os vascaínos diminuíram o ritmo, procuraram tocar a bola para deixar o tempo passar, mas acabaram permitindo a reação do adversário, que diminuiu encostou no placar com dois gols de Nílson.

O primeiro, aos 13min12 e o segundo, aos 17min34. Jovita fechou o marcador aos 19min53, aproveitando cobrança de falta na linha dos 10 metros.

O treinador Ricardo Lucena acredita que o relaxamento do Vasco no segundo tempo prejudicou o desempenho do time. "Como o adversário não exigia muito da gente, o nível de concentração caiu. Apesar disso, continuamos criando várias chances de gol. Só fomos incompetentes na hora da conclusão. De qualquer forma, mais uma vez ficou provado que um bom ataque começa com uma boa marcação", comentou Lucena.

Destaque do Vasco no jogo, Schumacher concorda com o treinador que houve um relaxamento da equipe no segundo tempo. "Jogamos bem no primeiro tempo. No segundo, o time recuou e permitiu a reação do Rio Verde, que tem uma boa equipe. O horário da partida nos prejudicou. A gente não está acostumado a jogar às duas da tarde. Muda toda nossa preparação para a partida. Sem contar o calor, que estava muito forte", disse Schumacher, que passa a dividir com Simi e Vander Carioca a liderança da artilharia entre os jogadores do Vasco, com sete gols.

O fixo Euler, por seu lado, destacou que o resultado deixou o Vasco mais próximo da primeira colocação do grupo. "Entramos ligados no jogo e fizemos logo três gols. No segundo tempo o ritmo caiu um pouco. O mais importante é que continuamos na briga pela liderança", finalizou Euler.