Topo

Ulbra e Carlos Barbosa começam a decidir Liga Futsal

21/07/2001 16h45

Agência Folha
Em São Paulo

Ulbra e Carlos Barbosa começam a decidir amanhã, às 16h, no ginásio Tesourinha, em Porto Alegre (RS), a Liga Futsal, principal torneio da categoria no país.

Depois de terem tido campanhas sem sucesso na edição 2000 da competição nacional, com o terceiro da Ulbra e a penúltima colocação do Carlos Barbosa, os dois times gaúchos se reforçaram com jogadores da seleção e recolocaram o Rio Grande do Sul, Estado com maior tradição no futsal brasileiro, de volta ao topo.

Dos 14 convocados pelo técnico Vander Iacovino para o Mundial da categoria em 2000, não havia nenhum atleta de equipes gaúchas. Neste ano, porém, a mesma lista conta com seis jogadores que jogam ou na Ulbra ou no Carlos Barbosa -Lavoisier, Rogério, Almir, Fininho, Lenísio e Índio.

O Carlos Barbosa, que tenta o título inédito do torneio, foi o primeiro a garantir vaga na final deste ano. Na semifinal, na última terça-feira, após ter perdido o primeiro jogo para o Flamengo por 2 a 0, o Carlos Barbosa devolveu ao time carioca a derrota de 2 a 0 no tempo normal e, após o empate em 1 a 1 na prorrogação, garantiu a vaga na decisão por ter melhor campanha que o rival.

Um dia depois, foi a vez de a Ulbra, de Canoas (RS), vencer o Poker/Foz por 3 a 0 e assegurar vaga na final da Liga Futsal.

Além de protagonizarem a terceira final entre times gaúchos em seis edições da Liga Futsal, Ulbra e Carlos Barbosa reeditam a decisão de 98, quando o time de Canoas ficou com o título. A primeira decisão gaúcha ocorreu em 1996, com o Internacional sagrando-se campeão após bater o Vasco/Dal Ponte.

"Trouxemos atletas experientes e mantivemos a base de 2000. Estamos fortes, mas a Ulbra também está", disse Rudy Vieira, supervisor do Carlos Barbosa, que tenta a revanche contra a Ulbra.

Sem vencer o principal torneio do país há três anos, os gaúchos entram em quadra para ampliar a hegemonia do Rio Grande do Sul. Somando os três principais torneios do país -Taça Brasil, Liga Futsal e Brasileiro de seleções estaduais-, o Estado tem 13 títulos. Rio de Janeiro e Ceará têm 11 cada um. São Paulo obteve nove, enquanto Minas Gerais tem quatro.

Após o jogo de amanhã, as duas equipes voltarão a se enfrentar em Carlos Barbosa (na Serra Gaúcha), no próximo dia 29.

Se for necessário um terceiro jogo, ele será realizado em Carlos Barbosa, no dia 5 de agosto.

O Carlos Barbosa tem a vantagem de decidir em casa por ter feito a melhor campanha da Liga. Duas vitórias ou uma vitória e um empate do mesmo time definem o campeão. Se houver vitória e derrota, será realizado um terceiro jogo -em caso de empate, a final terá prorrogação de dez minutos, com o Carlos Barbosa tendo a vantagem do empate.

NA TV - Sportv, ao vivo, a partir das 15h30