Topo

Copa das Nações será disputada na Praia de Iracema, em Fortaleza

03/11/2001 16h10

Da Redação
Em São Paulo

A seleção brasileira de futsal disputará sua penúltima competição deste ano: a Copa das Nações, a partir da próxima sexta-feira em Fortaleza.

O campeonato contará ainda com a presença das seleções do Canadá, Paraguai e da Seleção Brasileira Sub-23, e uma das atrações será o local da disputa, uma arena montada na praia de Iracema.

Esta será a primeira vez que um torneio de futsal será disputado numa praia cearense com a montagem de uma quadra dentro da arena.

No Brasil, este tipo de quadra já foi construído nas três primeiras disputas do Mundialito de Futsal, que foram realizadas na praia de Copacabana no Rio de Janeiro durante o Festival Olímpico de Verão nos anos de 1995, 96 e 98.

Outra novidade da Copa das Nações, que está sendo disputada pela primeira vez, será a presença da Seleção Brasileira Sub- 23, que terá a estréia do técnico cearense Gláucio de Castro no comando de uma seleção nacional.

A formação desta equipe, com novos valores do futsal nacional, já é uma preocupação antiga da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), que visa não só o descobrimento de jovens craques, como também a adaptação desses novatos à camisa verde-e-amarela.

A rodada de abertura será na sexta-feira às 09 horas com o confronto entre Canadá e Paraguai e, logo a seguir, a Seleção Brasileira principal enfrenta a Sub-23.

A última disputa da Seleção Brasileira de Futsal foi no IV Mundialito, realizado em setembro em Joinville (SC), quando o Brasil ficou com o tetracampeonato na estréia do técnico Fernando Ferretti.

O treinador carioca convocou os mesmos 12 jogadores que participaram da conquista em Santa Catarina:

Goleiros: Lavoisier (ACBF/Carlos Barbosa - RS) e Franklin (Malwee/Jaraguá do Sul - SC);
Fixos: André (Banespa - SP), Euler (Malwee/Jaraguá do Sul - SC) e Ciço (Ulbra/Chevrolet - RS);
Alas: Manoel Tobias (Malwee/Jaraguá do Sul - SC), Fininho (ACBF/Carlos Barbosa - RS), Tatu (Malwee/Jaraguá do Sul - SC), Falcão (Banespa - SP) e Joan (Minas/Pax - MG);
Pivôs: Índio (ACBF/Carlos Barbosa - RS) e Mick (Malwee/Jaraguá do Sul - SC)