Topo

Santa Catarina e São Paulo tentam desbancar gaúchos na Liga Futsal

21/03/2003 21h03

Por Adalberto Leister Filho
Agência Folha
Em São Paulo

Dois Estados que nunca foram campeões da Liga Futsal podem quebrar seu jejum de títulos na edição deste ano do torneio, que começa neste sábado com sete jogos. A competição é equivalente ao Brasileiro da modalidade.

Uma equipe de Santa Catarina, o Jaraguá do Sul, e outra de São Paulo, o São Bernardo, são apontadas como as únicas com chances reais de desbancar a hegemonia dos gaúchos Carlos Barbosa e Ulbra, que conquistaram os títulos dos dois últimos anos.

Em 2001, o Carlos Barbosa foi campeão após bater a Ulbra na decisão. No ano passado, o time de Canoas foi levantou o troféu após derrotar o Minas na final.

"Nunca havia jogado em São Paulo antes. Quero trazer o primeiro título da liga para cá", afirma o ala Manoel Tobias, do São Bernardo, eleito no mês passado o melhor jogador do mundo de 2002 em enquete da Fifa.

Para obter o título inédito, além de Manoel Tobias, o São Bernardo trouxe ainda o veterano Serginho, 38, eleito o melhor goleiro da Liga de 2002, o fixo Gôda, o pivô Índio e o ala Saad, todos com passagem pela seleção brasileira.

"Não dá para prometer título. Mas temos um grupo com condições de chegar longe", analisa o técnico Milton Ziller Júnior, o Miltinho, que já conquistou dois troféus da Liga pelo Atlético-MG.

Já a equipe do Jaraguá do Sul, apesar de ter perdido Manoel Tobias, vem credenciada pelo título da Taça Brasil -torneio mais tradicional entre clubes no país-, ganho no domingo passado.

O time é comandado pelo treinador Fernando Ferretti, que também está à frente da seleção brasileira. Na equipe despontam jogadores experientes, entre eles o goleiro Franklin, 31, e algumas estrelas da atual geração, caso do ala Falcão, 25, que chegou a fazer testes no futebol nas equipes profissionais do Palmeiras e da Lusa.

"Quero um título brasileiro. Creio que aqui terei grande chance de conquistá-lo", diz Falcão, que deixou o Banespa sem ter ganho nenhum título da Liga.

Os outros favoritos para erguer a taça são as equipes gaúchas. A Ulbra, que é a atual campeã do torneio, dirigida pelo técnico Paulo César de Oliveira, o PC, mantém uma base forte, que conta com o goleiro Rogério, o ala Neto e os fixos Ciço e Índio.

Já no Carlos Barbosa, comandado por Jari da Rocha, o Jarico, destacam-se o goleiro Lavoisier, o ala Fininho e o fixo Euler.

NA TV - Ulbra x Minas, ao vivo, às 14h30, na Sportv