Topo

ECB/São Bernardo tenta superar feito de 1997

09/07/2003 15h31

Da Redação
Em São Paulo

Em 1997, a equipe do Esporte Clube Banespa estreou na Liga Futsal e conquistou o vice-campeonato. Depois, participou das edições de 1999, 2000, 2001 e 2002, mas não chegou às semifinais da competição. Este primeiro tabu já foi quebrado na Liga 2003: o grupo, rebatizado de ECB/São Bernardo para esta temporada, está disputando as semifinais e com boas chances de classificação.

Depois de vencer a Ulbra em Porto Alegre (RS), os paulistas levam para São Bernardo do Campo (SP), na próxima segunda-feira (14), a vantagem do empate. Para continuar sonhando com o título, os gaúchos precisam vencer no tempo normal e conquistar outro resultado positivo na prorrogação.

Quem observa o ECB/São Bernardo em quadra hoje, com a equipe completa e redonda, não imagina as dificuldades por quais o elenco passou até chegar neste nível. O supervisor do time, Rubens Bueno, comentou como foi o início da temporada.

"A primeira proposta que tínhamos para montar o grupo foi alterada em função do problema da falta de patrocínio. Depois que conseguimos firmar parcerias, desde o início, confiamos muito no potencial individual do elenco, sabendo que os atletas poderiam render e chegar longe nos campeonatos. Somente após a Taça Brasil que pudemos contar com o time completo, o que prejudicou bastante a parte técnica, porque tivemos apenas uma semana de treinamentos antes da Liga começar", recordou.

Certamente um dos pontos favoráveis da equipe foi ter em seu comando um técnico de qualidade para driblar a falta de tempo. Milton Luiz Ziller Júnior, o Miltinho, tem um currículo notável na Liga Futsal. Ele foi campeão em 97 e 99, vice em 2000 e 2002 e eleito o melhor treinador da competição em 97, 99 e 2002.

Na opinião dele, a responsabilidade não aumentou com o ingresso nas semifinais. "A responsabilidade sempre existiu, desde o início, e conseguimos passar pelas dificuldades. Todos estiveram envolvidos para superar estes problemas, a diretoria, a gerência, a Prefeitura de São Bernardo, os colaboradores e principalmente os atletas. A Comissão Técnica ficou muito feliz com este envolvimento dos jogadores, que entenderam a nossa situação e levaram a equipe à semifinal. Agora, é um passo de cada vez."