Topo

Depois de dois anos fora da seleção, Vander disputa torneio na Tailândia

07/11/2003 17h22

Da Redação
Em São Paulo

O grande destaque do Brasil no Torneio Internacional Quatro Nações de futsal, que será realizado em Bangcoc, na Tailândia, entre os dias 20 e 23 de novembro, será a volta do pivô Vander Carioca, que foi convocado para substituir Índio, que sentiu uma lesão no músculo adutor da perna esquerda.

Há dois anos e meio longe da seleção brasileira, por estar atuando no exterior, o atleta não esconde a emoção de vestir novamente a camisa verde e amarela.

"Faz tempo que estou pensando neste momento. Sempre quis voltar para a Seleção e sempre acreditei neste retorno", comentou o atleta, que seguirá direto da Espanha para se reunir com o grupo em Bangcoc. O Torneio contará com a participação do Japão, da Tailândia e da Rússia, e faz parte da preparação brasileira para o Mundial de 2004, em Taiwan.

Vander Carioca, que joga no Miro Martorell, da Espanha, disse que não terá problemas de adaptação. "Sei que a seleção conta com jogadores novos, mas alguns eu conheço porque atuaram comigo no Mundial da Guatemala, em 2000. Além disso, a minha vontade de voltar é tão grande que vai ultrapassar estes obstáculos", comentou.

O maior objetivo do jogador é estar no Mundial de 2004. "Estou trabalhando bastante para fazer parte do time do Brasil. Carrego o gosto amargo da derrota em 2000 e quero buscar o hexacampeonato para me livrar das gozações (o Brasil perdeu para a Espanha na edição de 2000), e ter esta importante conquista profissional", declarou o atleta de 27 anos.

Esta é a primeira vez que um jogador que atua no exterior é convocado para a seleção brasileira. Carlos Bittencourt, vice-presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), contou que esta decisão é reflexo de uma série de circunstâncias.

"Não mudei de opinião de uma hora para outra. Devido à exportação de atletas de alto nível e a dificuldade que temos para convocar os melhores que atuam no Brasil, quando muitas vezes os times não liberam, tivemos que rever as nossas posições. Sou brasileiro e quero o melhor para a Seleção, por isso vamos procurar formar o time brasileiro com força máxima", declarou Bittencourt, lembrando que a equipe espanhola liberou o atleta sem criar qualquer problema. "Precisava de um pivô e sabia do interesse do Vander em voltar. Conversei com o clube do atleta que concedeu a liberação."

O treinador da seleção brasileira, Fernando Coelho, o Ferreti, analisa o retorno de Vander com alegria. "Trata-se do início da volta dos principais jogadores para a Seleção. O Vander é um artilheiro e vai ser de muita valia. Espero que este seja o primeiro atleta estrangeiro de uma série de muitos a retornar ao time brasileiro", contou.

Em relação ao entrosamento, Ferreti acha que Vander vai se encaixar. "Sempre temos este tipo de problema por falta de tempo para treinar. Tenho duas formações e o Vander carioca vai se adaptar com facilidade", declarou, lembrando que ambos trabalharam juntos em 96, na GM.