Topo

Palmeiras e Petrópolis iniciam decisão da Copa SP-RJ-MG de futsal

16/12/2003 13h25

Da Redação
Em São Paulo

A velha rivalidade entre paulistas e cariocas entra em quadra mais uma vez. Desta vez, Rio de Janeiro e São Paulo brigam pelo título da Copa Rio-São Paulo-Minas de Futsal.

As equipes do Petrópolis / Ikinha (RJ) e Palmeiras / Osasco (SP) iniciam nesta quarta-feira (17) a série melhor de duas partidas da final da competição. O confronto será às 21h, no Ginásio do América, no Rio de Janeiro.

O time paulista tem a vantagem de definir a série de jogos em casa porque realizou melhor campanha na fase classificatória e assim, a segunda partida está marcada para sábado em Osasco.

Para chegar à final, o Petrópolis / Ikinha derrotou, em jogos equilibrados, a AABB / Ourocap / Umbro. No decorrer da competição, a equipe marcou 38 gols e sofreu 23, o que lhe confere o título de melhor ataque do campeonato. Fernando Malafaia, treinador do time carioca, espera um excelente confronto. "São duas equipes com reais condições de serem campeãs. O adversário leva uma pequena vantagem porque é mais feliz na totalidade do seu elenco, permitindo que o seu treinador conte com todos os jogadores. Será uma partida de muita marcação até porque as quadras terão dimensões pequenas. Acho que o confronto terá mais força do que técnica."

Na opinião do técnico, o seu time precisa manter o índice de acertos de chutes ao gol. "Precisamos manter o nosso percentual de acerto, que gira em torno de 60%. Além disso, temos que ficar atentos na marcação porque o Palmeiras / Osasco também finaliza bastante", declarou Malafaia, que ainda não definiu o time que iniciará o confronto. "O pivô Rafael Sixel sentiu uma lesão na sola do pé e o fixo Formiga também é dúvida. Vou esperar uma posição para definir quem sai jogando", comentou Malafaia.

Tadeu Anéas, assistente técnico que dirigirá o alviverde em virtude da suspensão do técnico Luiz Anéas, acha que a sua equipe tem que exercer uma boa marcação. "Os atletas do Petrópolis / Ikinha são rápidos, temos que marcar os pontos fortes deles. O nosso ataque está bem planejado e vai trabalhar da mesma forma, só temos que rever a postura da nossa defesa." O Palmeiras / Osasco garantiu sua vaga na final após vencer o Minas T.C., e já colocou 24 bolas no fundo da rede e sofreu 23 gols.

Para Tadeu, o cansaço será um problema para o seu grupo. "Hoje vamos jogar uma partida pela final do Paulista e depois viajaremos para enfrentar o Petrópolis / Ikinha. Como temos um elenco reduzido, é provável que o time sinta o desgaste. Temos que fazer o possível para recuperar os atletas. Mesmo com este problema, tenho certeza que a motivação não vai cair", avisou o assistente, que contará com o retorno do goleiro Pezão e do fixo Ricardinho, que cumpriram suspensão. "Voltam estes atletas importantes, mas o ala Leandrinho não vai jogar porque cumprirá suspensão e o pivô Cleiton é dúvida porque sentiu uma lesão", finalizou Tadeu.

A final da Copa Rio-São Paulo-Minas será disputada em melhor de dois jogos, sendo que a equipe que obtiver duas vitórias ou um resultado positivo e um empate será a campeã. Em caso de resultados alternados ou dois empates, haverá uma prorrogação no final da segunda partida. Persistindo a igualdade, o Palmeiras / Osasco será o campeão por ter feito melhor campanha na fase classificatória.