Topo

Santos corre para manter campeões do futsal para 2012 após bancar time em 2011

Santos conquistou o título da Liga Futsal na última terça-feira, ao bater Carlos Barbosa - Divulgação/CBFS
Santos conquistou o título da Liga Futsal na última terça-feira, ao bater Carlos Barbosa Imagem: Divulgação/CBFS

Luiz Paulo Montes

Em São Paulo

24/11/2011 06h05

O fato de ter o melhor jogador do mundo em sua equipe e de ter conquistado títulos em sua primeira temporada ainda não são suficientes para o Santos ter um patrocinador garantido para a próxima temporada. Com Falcão na equipe, o clube teve bom desempenho em 2011, e, mesmo sem o craque na decisão, conquistou a Liga Futsal, na terça-feira, ao superar nos pênaltis o Carlos Barbosa. Apesar disso, o time ainda sofre com o pouco desenvolvimento da modalidade no país. 

A Cortiana, que bancou a equipe no início do projeto, deixou de estampar o espaço principal da camisa do clube durante a competição, depois de alguns desentendimentos. Desde meados de agosto, o clube assumiu todas as despesas com o time futsal. Para manter a equipe campeã na próxima temporada, a diretoria está em conversas com várias empresas interessadas em assumir a cota master de patrocínio. Segundo apurou a reportagem, uma delas é o Banco Itaú. Um dos fatores que deixa o Santos otimista é que 2012 é o ano do centenário e as atenções estarão voltadas para o atual campeão da Liga.

HERÓI DO TÍTULO ESTREOU NA FINAL E SONHOU COM AS DEFESAS DECISIVAS

  • LUCIANO BERGAMASCHI/DIVULGAÇÃO CBFS

    Herói do Santos na conquista da Liga Futsal 2011, na última terça-feira, o goleiro Paulo Vitor, de 26 anos, fez sua estreia na competição exatamente neste jogo, diante do Carlos Barbosa, na partida decisiva. Antes, ele não havia atuado nenhum minuto na Liga. Com a vitória do Santos no tempo normal, e o empate na prorrogação, o título foi disputado nos pênaltis. Paulo Vitor pegou dois e deu o título à sua equipe de coração, e onde atuou nas categorias de base (dos oito aos 17 anos).

Em entrevista ao UOL Esporte, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, presidente do Santos, afirmou que tem mantido contatos frequentemente com algumas empresas. Apesar de não falar em nomes, o dirigente disse que não trabalha com a hipótese do fim da equipe para a próxima temporada. 

"Já estamos planejando o ano que vem, sem dúvidas. Estamos batalhando para conseguir um patrocinador para bancar nossa equipe, custear as despesas todas, que não são baratas para o Santos. Estamos no meio dessa luta. A ideia é manter toda a base campeã e conseguir trazer reforços pontuais para a equipe", revelou o presidente. 

Para manter a base, Laor terá certamente que fazer alguns reajustes salariais. A começar pelo técnico Fernando Ferretti, que teria recebido uma excelente proposta da equipe de Joinville e poderia ser o primeiro a deixar a equipe. O astro Falcão, capitão da equipe e principal jogador,  tem contrato até o fim de 2012, mas também chegou a ser sondado por uma equipe japonesa para transferir-se ao fim de 2011. Ele, porém, descartou sair neste momento e após o título nacional afirmou que só conversará com alguma equipe depois da próxima temporada.

Luis Álvaro Ribeiro, que participou de uma palestra para os jogadores do futsal antes da decisão de terça-feira, comemorou o bom rendimento do time,  montado para este ano, e revelou uma certa tensão durante a partida. "Ganhamos no período regulamentar, empatamos a prorrogação, ganhamos na disputa alternada de pênaltis. Não é fácil. Haja coração para aguentar tudo isso. Mas no fim valeu a pena ter me dedicado tanto ao Santos nos últimos tempos. O grito e a paixão estavam entalados", comemorou Laor. 

CLUBE DIVULGA VÍDEO COM BASTIDORES DA CONQUISTA