Topo

Brasil pode ser punido pela Fifa por usar camisa com seis estrelas no Mundial de futsal

Brasil entra em quadra com camisa com seis estrelas no futsal para enfrentar o Japão - Reprodução
Brasil entra em quadra com camisa com seis estrelas no futsal para enfrentar o Japão Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

01/11/2012 14h41

A seleção brasileira de futsal pode ser punida pela Fifa por conta da polêmica criada em torno do uniforme da equipe usado na Copa do Mundo da Tailândia. A Confederação Brasileira de Futsal e a entidade que organiza o esporte divergem sobre a quantidade de estrelas no escudo da camisa e a CBFS pode ser punida por não seguir as ordens da Fifa.

O Brasil jogou contra o Japão com as seis estrelas na camisa, correspondentes aos seis títulos mundiais conquistados, mas a Fifa só reconhece quatro deles e excluí as conquistas de 1982 e 1985.

Na época, os torneios eram organizados pela Fifusa (Federação Internacional de Futebol de Salão). O Paraguai também foi campeão no antigo molde, mas a Fifa só considera as conquistas depois de 1989, quando passou a organizar a Copa do Mundo.

“Como vamos fazer camisas novas já aqui na Tailândia? Não dá para mexer", disse o presidente da CBFS, Aécio de Borba Vasconcelos, ao Sportv.

"Quem organizou os Mundiais anteriores não foi o Brasil, nem o Paraguai [outro campeão] do torneio. A Copa do Mundo foi uma conquista do esporte", completou o dirigente.

O Brasil estreou no Mundial com uma vitória por 4 a 1 sobre o Japão, mas deve perder Falcão para a sequência do torneio com uma lesão na panturrilha direita.

A Fifa foi procurada para comentar a polêmica e possível punição à seleção, mas não respondeu a  solicitação até a publicação da reportagem.