Topo

Pressionada, Andreea Raducan repensa aposentadoria

18/02/2002 22h06

Agência Folha
Em São Paulo

A ginasta romena Andreea Raducan, que perdeu uma medalha de ouro na Olimpíada de Sydney porque foi pega em um exame antidoping -usou remédio para gripe-, voltou a treinar depois de ter ameaçado deixar o esporte por se sentir "muito gorda".

No entanto, seu treinador Octavian Belu disse nesta segunda-feira estar pessimista em relação às possibilidades de a ginasta entrar em forma até o Campeonato Europeu, em abril. Andreea e suas companheiras estão treinando no Centro de Treinamento Olímpico da Romênia, na cidade de Deva, a 350km de Bucareste.

"Estou feliz pela decisão de Andrea de voltar a treinar", disse Belu. "Mas não estou convencido de que ela estará no melhor de sua forma até o Campeonato Europeu."

Raducan, 18, disse na última semana que estava pronta para desistir do esporte porque havia engordado sete quilos nos últimos 18 meses e que não se sentia capaz de administrar a pressão de competir em alto nível.

Mas depois de ter sido pressionado por torcedores e pelos dirigentes romenos, ela adiou seu plano de aposentadoria. Raducan pesa 45 quilos e conquistou o título mundial da categoria em três oportunidades.

Quanto a seu futuro, o técnico Belu avisou: "No momento, nosso objetivo é colocar Andrea em uma forma física adequada para que ela possa reiniciar os treinos em alto nível. Depois veremos quais serão nossos próximos passos."