Topo

Três ginastas americanos são advertidos por uso de maconha

06/03/2002 10h21

Das agências internacionais
Em Moutier (Suíça)

Três ginastas norte-americanos foram "severamente advertidos" pela Federação Internacional de Ginástica, após terem testado positivamente para o uso de "Cannabis sativa".

Os três, que não foram identificados, tiveram resultados positivos para o uso da maconha em um teste surpresa, fora de competição, com material coletado em janeiro, segundo o anúncio da FIG

"Em caso de reincidência, estes ginastas estão sujeitos a uma suspensão de até dois anos", diz o comunicado da Federação.

A FIG também anunciou que um segundo teste da ginasta rítmica Irina Tchachina, da Rússia, também deu positivo para a substância furosemida. Os testes foram realizados durante o Campeonato Mundial em Madri, no mês de outubro de 2001.

A furosemida é um diurético utilizado por atletas para perder peso rapidamente, ou para mascarar outras substâncias.

Tchachina e sua compatriota Alina Kobaeva já haviam perdido as medalhas conquistadas nos Goodwill Games, em Brisbane, após terem testado positivamente para a mesma substância. As duas conquistaram medalhas de ouro e prata em todos os eventos em que participaram.

A Federação Russa de Ginástica Rítmica apelou da decisão que suspendeu as atletas por um ano. A FIG anunciou que a punição complementar a Tchachina, se aplicada, será anunciada posteriormente.