Topo

Ginástica Rítmica do Brasil fica entre os 8 melhores em Nova Orleans

14/07/2002 21h44

Da Agência Folha
Em São Paulo

A equipe brasileira de ginástica rítmica desportiva conseguiu manter a colocação obtida na Olimpíada de Sydney e terminou o Mundial de Nova Orleans, na madrugada deste sábado, entre as oito melhores do mundo.

As campeãs foram as russas, que conquistaram seu tetracampeonato mundial, repetindo os títulos de (1992, 94 e 99). A Rússia obteve 49.050 pontos; a prata ficou com Belarus (47.675) e o bronze foi para a Grécia (47.400).

O Brasil, que ao final do primeiro dia estava na nona colocação, passou a Espanha após sua apresentação na prova com duas bolas e três cordas e totalizou 42.100 pontos.

Após conquistar a medalha de ouro no Pan-Americano de Winnipeg-99, a equipe brasileira debutou em Olimpíadas, nos Jogos-2000, na Austrália. Empolgou o público com apresentações com música brasileira, foi à final e terminou na oitava colocação.

Para o Mundial-2002, o Brasil levou uma equipe renovada, com três ginastas que estiveram em Sydney e três novas caras. A equipe, que treina na Unopar (Universidade do Norte do Paraná), em Londrina (PR), foi formada por Dayane Camillo, Natalia Eidt, Thalita Nakadomari, Gabriela Crivelaro, Gabriela Andrioli e Daisy Sampaio.

A competição reúne duas apresentações, uma com cinco fitas e outra com duas bolas e três cordas. A soma dos pontos em cada uma das provas define o time campeão.