Topo

Romênia pode ser afastada de competição por atletas terem posado nus

17/12/2002 10h49

Das agências internacionais
Em Tóquio (Japão)

Dirigentes japoneses da ginástica olímpica podem banir a Romênia de uma competição internacional da categoria júnior no próximo ano. Eles pretendem confirmar que três atletas medalhistas olímpicos do país gravaram cenas nuas em uma filmagem de um vídeo japonês.

A Associação de Ginástica do Japão (JGA) informou, nesta terça-feira, que uma decisão sobre qual atitude tomar seria tomada depois de um encontro do comitê executivo, em Tóquio.

Jornais romenos informaram, na segunda-feira, que Lavinia Milosovici, que conquistou duas medalhas nas Olimpíadas de 1992, em Barcelona, e outras duas atletas apareceram nuas em um livro de fotos publicado no Japão e praticaram exercícios de ginástica em um filme, agora disponível em DVD.

"Elas parecem ser ginastas famosas, mas temos de chegar os fatos e suas identidades com a associação romena, primeiramente", expressou o secretário-geral da JGA, Shoichiro Fujita. "Algumas questões ainda precisam ser averiguadas."

Para o secretário da Federação Japonesa júnior de Ginástica, Eri Nakamura, é preciso se certificar de que as três ginastas ainda estão afiliadas à associação romena. "Se não estiverem, há muito pouco a ser feito."

O trio romeno, que também inclui Claudia Presecan, medalhista de ouro em Sydney, em 2000, e Corina Ungureanu já abandonaram as competições internacionais.