Topo

Deffer deve perder medalha no Mundial; brasileiro pode herdar posição

06/03/2003 11h54

Das agências internacionais
Em Moutier (Suíça)

O espanhol Gervasio Deferr deverá perder a medalha de prata conquistada no Campeonato Mundial de ginástica após ter sido flagrado no exame antidoping por uso de maconha. Caso isso aconteça, o brasileiro Diego Hypolito deve ser aclamado como o quarto colocado no Mundial.

Deferr foi suspenso por três meses pela Federação Espanhola de Ginástica (FIG) após ter sido constatado a presença de maconha no exame antidoping realizado em 12 de outubro. A suspensão começou a contar a partir de 7 de janeiro.

Entretanto, entre as duas datas, o ginasta conquistou a medalha de prata no solo no Mundial de Debrecen, na Hungria. Agora a FIG irá se reunir para decidir uma pena ao atleta.

Se a FIG cassar a medalha de Deferr, o búlgaro Jordan Jovtchev, terceiro colocado no Mundial, deve herdar a prata do torneio. Já o norte-americano Paul Hamm ficará com o bronze.

O brasileiro Diego Hypolito, irmão de Daniele, que terminou o Mundial em quinto lugar (o melhor desempenho de um atleta brasileiro em toda a hsitória do Mundial de ginástica), deve passar a ocupar a quarta posição.