Topo

Doping faz espanhol perder medalha de prata conquistada em Mundial

31/07/2003 12h51

Das agências internacionais
Em Londres (Inglaterra)

O campeão olímpico Gervasio Deferr perdeu a medalha de prata conquistada no Campeonato Mundial depois que seu teste anti-doping deu positivo para a substância cannabis, presente na maconha. A informação foi veiculada pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) nesta quinta-feira.

O espanhol, que foi o segundo melhor nos exercícios de solo no Mundial de Debrecen, na Hungria, disputado em novembro do ano passado, é o primeiro ginasta medalhista a perder seu título por causa de doping.

Ele havia sido suspenso por três meses pela Federação Espanhola de Ginástica em março, depois de não passar no exame anti-doping realizado no Campeonato Nacional, disputado em Vitoria, dia 12 de outubro.

"A exclusão começa a partir de 19 de outubro de 2002, de acordo com as regras de controle anti-dopagem. Os resultados da Copa do Mundo de Paris e de Stuttgart, assim como do Mundial de Debrecen, não fazem mais parte das nossas listas. A sanção também requer que o ginasta devolva o valor financeiro que ele recebeu, bem como suas medalhas", informou comunicado oficial da FIG.