Topo

Rússia domina o Mundial de Ginástica Rítmica

28/09/2003 13h58

Das agências internacionais
Em Budapeste (Hungria)

A Rússia conquistou dois eventos neste domingo e terminou com seis medalhas de ouro o Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica.

As ginastas russas venceram os cinco eventos da fita, três do arco e dois da bola. A Bulgária e a Itália ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, em cada competição.

A Rússia já havia conquistado o seu quinto evento consecutivo na última semana. Neste ano o mundial classifica equipes e individualmente para os Jogos Olímpicos de 2004.

No principal evento do campeonato, a russa Alina Kabaeva reconquistou o título mundial depois de perdê-lo no mundial da Espanha em 2001 por ter sido flagrada no exame anti-doping nos Jogos da Amizade.

"O que aconteceu em Madri teve que acontecer", disse a ginasta. "O que ocorreu foi um mistério e teria que ser correto", emendou.

Ela conquistou seu primeiro mundial em 1999. Em Madri, ela conquistou quatro dos cinco eventos, mas teve que devolver as medalhas. Kabaeva foi banido por um ano e voltou a competir em abril deste ano depois de uma apelação.

A competição mundial deste ano começou com uma nova acusação de doping, quando Simona Peyecheva, da Bulgária, que conquistou três medalhas de ouro em 2001, voltou para casa depois de ser flagrada no anti-doping. O próximo mundial sera disputado em Baku, no Azerbaijão, em 2005.