Topo

Brasil vai receber etapa da Copa do Mundo de ginástica em 2004

14/11/2003 13h08

Da Redação
Em São Paulo

O Rio de Janeiro receberá, entre os dias 2 e 4 de abril do próximo ano, uma das etapas da Copa do Mundo de ginástica.

A competição contará com a participação de no máximo 30 atletas na ginástica olímpica feminina e 50 na masculina. As competições serão individuais por aparelho e os países participantes serão convidados pela FIG - Federação Internacional de Ginástica. A premiação totalizará 45 mil euros. O vencedor de cada aparelho leva um prêmio de 4.500 euros.

O Brasil começou a fazer história na Copa do Mundo em 2002, etapa da Alemanha (março), quando a ginasta Daniele Hypólito subiu ao pódio com a medalha de ouro na trave. Um ano depois, em 2003, na etapa da França (também em março), Daniele conquistou a medalha de prata no solo e na etapa da Alemanha Daiane dos Santos levou o bronze no solo. Também participaram da Copa do Mundo em 2002 as ginastas Heine Araújo (7º lugar no salto na Alemanha) e Caroline Molinari (12º lugar no solo na etapa da França).

Considerada uma das três mais importantes competições de ginástica do mundo, perdendo somente para o Mundial e as Olimpíadas, a Copa do Mundo etapa brasileira poderá entrar para o calendário anual da FIG, a partir do próximo ano.

"Esta conquista é reflexo do ótimo desempenho dos ginastas brasileiros, após a classificação inédita da equipe feminina para as Olimpíadas, do ginasta Mosiah Rodrigues e da inédita medalha de ouro no solo da ginasta Daiane dos Santos", diz a presidenta da Confederação Brasileira de Ginástica, Vicélia Florenzano.

A Copa do Mundo tem início ainda neste ano, com a etapa da Alemanha, que será realizada no final deste mês.