Topo

Daiane lidera solo e vai à final em 3 aparelhos na Alemanha

28/11/2003 16h15

Da Redação
Em São Paulo

A ginasta brasileira Daiane dos Santos passou à final em três dos quatro aparelhos na etapa de Stuttgart da Copa do Mundo de ginástica artística. Já Camila Comin, a outra ginasta que disputou a competição, não se classificou em nenhum dos aparelhos.

Arquivo 
Daiane dos Santos, 20, durante a apresentação de solo no Mundial dos EUA
As provas desta sexta foram classificatórias. As oito melhores ginastas de cada aparelho disputam medalhas no sábado e no domingo.

No masculino, os brasileiros Diego Hypólito e Mosiah Rodrigues competiram. Apenas Diego conseguiu passar a uma final, no salto sobre o cavalo.

No solo, prova que lhe deu a medalha de ouro no Mundial dos EUA, disputado no fim de agosto, Daiane dos Santos acabou a fase de classificação em primeiro lugar, obtendo uma nota 9,512. Em segundo lugar, ficou a russa Svetlana Korkhina, campeã olímpica, com 9,425.

Se conseguir repetir a primeira colocação na final, Daiane obterá sua primeira medalha de ouro em uma etapa da Copa do Mundo -competição que só perde em importância para o Mundial e a para a Olimpíada. Neste ano, Daiane obteve, também na Alemanha, a medalha de bronze no mesmo aparelho.

No salto sobre o cavalo, que Daiane considera seu segundo melhor aparelho, a brasileira obteve uma nota mediana, 8,993. Mesmo assim, obteve o sexto lugar e está entre as oito finalistas. Camila Comin, que recebeu 8,768, acabou em 10º lugar, e foi eliminada. A brasileira está fazendo sua estréia em etapas da Copa do Mundo.

Nas barras paralelas, Daiane voltou a ter um desempenho mediano: 8,962 e, de novo, chegando à sétima colocação, conseguiu se classificar. Camila Comin sofreu uma queda e teve uma nota baixíssima, 7,187, que lhe deixou na 20ª colocação, sem chances de avançar.

Da trave, seu ponto fraco, Daiane não participou. Camila Comin acabou em 13º lugar, com 8,200, e não se classificou.

Clique aqui para ler uma entrevista exclusiva com Daiane dos Santos e aqui para saber mais sobre o futuro da primeira ginasta brasileira a ganhar uma medalha de ouro em um Mundial.