Topo

Daiane dos Santos ganha medalha de ouro no solo na Copa do Mundo

29/11/2003 13h32

Da Redação
Em São Paulo

A brasileira Daiane dos Santos fez história novamente. Depois do inédito título no Campeonato Mundial de ginástica artística, ela conquistou também a sua primeira medalha de ouro na Copa do Mundo. Neste sábado, Daiane estreou o salto duplo twist esticado, superou as rivais e ganhou a disputa no solo em Stuttgart.

AFP 
Daiane dos Santos repete resultado do Mundial e ganha o ouro no solo na etapa alemã da Copa do Mundo, em Stuttgart
A ginasta, que já havia conseguido a melhor marca na prova nas eliminatórias disputadas nesta sexta-feira, assegurou a medalha de ouro com uma nota 9,337. A russa Svetlana Korkhina, atual campeã olímpica, ficou em segundo lugar, com 9,275 pontos. O bronze foi para a romena Catalina Ponor, com 9,237 pontos.

Esta é a segunda medalha de Daiane na história da Copa do Mundo (competição que só perde em importância para o Mundial e a Olimpíada). No começo do ano, também na Alemanha, ela ganhou o bronze no solo. O Brasil tem outras duas medalhas em Copas, ambas com Daniele Hypólio: o ouro na trave na Alemanha em 2002 e a prata no solo na França em 2003.

Daiane ainda disputou outra final neste sábado. Nas barras paralelas, ela ficou em sexto lugar, com 8,700 pontos. O ouro foi para a francesa Emilie Lepennec, que conseguiu 9,575 pontos. Elizabeth Tweddle, da Grã-Bretanha, ganhou a prata (9,462 pontos) e Korkhina, o bronze (9,425 pontos).

A brasileira vai disputar uma outra final. Neste domingo ela tentará a medalha no salto sobre o cavalo.

No masculino, Diego Hypólito também conseguiu um bom resultado. Ele foi o quinto colocado no salto sobre o cavalo, com uma nota 9,549. A medalha de ouro foi para o romeno Marian Dragulesco, que somou 9,700 pontos. O polonês Leszek Blanik, com 9,693 pontos, garantiu a medalha de prata. O bronze ficou com o canadense Kyle Shewfelt, com 9,612 pontos.

Esta foi a primeira vez que um brasileiro disputa uma final de aparelho na Copa do Mundo. E o sonho de medalha não era impossível, uma vez que Hypólito ficou em terceiro lugar na fase eliminatória.

Entretanto, o brasileiro não conseguiu repetir o desempenho na decisão e acabou ficando em quinto lugar.

"No campeonato mundial realizado em agosto deste ano, nos Estados Unidos, consegui um inédito sétimo lugar no salto para a ginástica olímpica masculina do Brasil. Agora, na Copa do Mundo da Alemanha, disputei mais uma vez a final deste aparelho e estou satisfeito com meu desempenho entre os melhores ginastas da atualidade. A quinta colocação nesta competição representa muita coisa para mim", comentou Hypólito.

Clique aqui para ler uma entrevista exclusiva com Daiane dos Santos e aqui para saber mais sobre o futuro da primeira ginasta brasileira a ganhar uma medalha de ouro em um Mundial.