Topo

Daiane põe Brasil em grupo seleto de sete nações na ginástica mundial

30/11/2003 21h47

Por Cristiano Cipriano Pombo
Agência Folha
Em São Paulo

Daiane dos Santos, 20, fechou neste domingo a melhor temporada da ginástica brasileira com um quinto lugar no salto, mas seu desempenho em Stuttgart assegurou o país entre as sete nações que conseguiram ouro em uma das cinco etapas da Copa do Mundo de 2003.

Em meio aos 18 países que tiveram atletas nas finais do feminino, o Brasil fecha a melhor temporada de sua história com a inédita sexta posição na Copa.

Ao todo, o país alcançou neste ano três pódios no evento, todos na prova de solo, com um ouro (em Stuttgart) e um bronze (Cottbus) de Daiane e uma prata (Paris) de Daniele Hypólito.

A Copa, que só perde em importância para o Mundial e para a Olimpíada e terá mais três etapas em 2004 -uma delas será no Rio de Janeiro, de 2 a 4 de abril-, vem sendo dominada até agora pelas ginastas russas, que levaram 19 (31,6%) das 60 medalhas distribuídas neste ano.

Daiane, que já tinha colocado o Brasil (sexto lugar) à frente da Romênia (nono) pela primeira vez na história com o ouro no Mundial de Anaheim e obteve a façanha de alcançar três finais de aparelhos na Copa, deixou neste domingo a etapa na Alemanha, após o quinto posto no salto (nota 9,056), com mais 750 euros -ela já tinha amealhado 2.400 euros com o ouro no solo e a sexta posição nas paralelas.

A russa Elena Zamolodchikova (9,431) ficou com o ouro no salto, seguida da uzbeque Oksana Chusovitina (9,337) e da compatriota Svetlana Khorkina (9,268).

Apesar de disputar sua última competição oficial em 2003, Daiane só terá folga a partir do dia 23.