Topo

Brasileiros participam de classificatórias no Mundial de Cottbus

04/03/2004 16h04

Da Redação
Em São Paulo

Com a presença de cinco atletas brasileiros, começa nesta sexta-feira a fase qualificatória da Copa do Mundo de Ginástica, que acontece em Cottbus, na Alemanha. Mais de 160 ginastas de 50 países participam da primeira etapa, buscando uma vaga nas finais, marcadas para o fim de semana. A competição começa às 9h da manhã (horário de Brasília), com provas em todos os aparelhos.

O Brasil será representado pelos ginastas Mosiah Rodrigues, Michel Conceição, Diego Hypólito, Daiane dos Santos e Ana Paula Rodrigues. Daiane, a principal esperança do Brasil para a Olimpíada de Atenas, competirá nas quatro modalidades: solo, salto, trave e paralela. Já Ana Paula Rodrigues, que fará sua estréia em Copas do Mundo, só deixará de competir no salto.

Divulgação 
O ginasta Diego Hypólito, um dos favoritos nos exercícios de solo da Copa do Mundo
No masculino, Diego Hypólito, participa das classificatórias no solo, salto e cavalo com alças. Mosiah Rodrigues tenta garantir vaga na barra fixa, cavalos com alças e paralelas. O também estreante Michel Conceição deve competir no solo, argolas e barra fixa.

O irmão caçula de Daniele Hypólito, apontado como um dos favoritos nos exercícios de solo, diz estar bem preparado para chegar à final na Alemanha. "Sei que poderei lutar por uma medalha", afirma o ginasta, que no mundial passado, ficou na quarta colocação no solo e em sétimo no salto.

Depois de duas semanas treinando a nova coreografia (ao som da música "Brasileirinho") para a Olimpíada de Atenas, Daiane dos Santos adiantou que pode apresentar alguns movimentos já na competição alemã. "Tudo vai depender da decisão do Oleg (Ostapenko, técnico da ginasta). Consegui me adaptar bem aos novos movimentos e à música, e estou preparada para executar tanto a coreografia antiga como estrear a nova", disse Daiane.

Nesta Etapa da Copa do Mundo, das 59 ginastas inscritas, uma das principais adversárias de Daiane será a romena Catalina Ponor, vice-campeã mundial no solo e na trave no Mundial de Ginástica de Anaheim (EUA). Em novembro de 2003, quando Daiane ganhou o ouro no solo, na etapa de Sttutgart (Alemanha) da Copa do Mundo, Catalina ficou com a terceira colocação no solo e foi a melhor atleta na trave.

No sábado, à partir das 10h (horário de Brasília), começam as finais dos aparelhos salto e paralelas no feminino e solo, cavalo com alças e argolas masculino. No domingo, à partir das 11h, acontecem as outras finais. Os aparelhos mais concorridos no masculino são o cavalo com alças - serão 61 ginastas participando da classificatória - e a barra fixa, com 57 ginastas. No feminino, a trave tem 46 ginastas inscritas, e o solo, 44.