Topo

Cinco brasileiros competem nas eliminatórias do Mundial de Ginástica neste sábado

12/03/2004 15h50

Da Redação
Em São Paulo

Cinco brasileiros participam das eliminatórias da Copa do Mundo de Ginástica Artística, na cidade de Lyon, na França, neste sábado pela manhã. Daniele Hypolito, Ana Paula Rodrigues e Daiane dos Santos são as representantes mulheres. Diego Hypolito e Mosiah Rodrigues competem do lado masculino.

Os oito melhores ginastas classificados recebem prêmios em dinheiro e disputarão as finais por aparelhos no domingo. Ao todo estão inscritos nesta etapa 136 ginastas de 39 países, sendo 92 masculinos e 44 femininos.

Esta será a primeira competição internacional de Daniele depois do Mundial de Anaheim - EUA, realizado em agosto passado. A atleta competirá nos aparelhos de trave, paralelas e salto.

"Fiz um bom treinamento de pódio nesta sexta-feira e estou me
sentindo muito bem fisicamente. Acredito que se eu acertar minha série no aparelho de trave as chances de chegar entre as finalistas são grandes", analisa a ginasta. Atualmente no ranking Mundial da Copa do Mundo divulgado pela FIG - Federação Internacional de Ginástica, Daniele se encontra em 6º lugar no solo, 15º na trave e 25º na paralela.

Já a ginasta Ana Paula Rodrigues, 8º lugar na trave na Etapa da Alemanha, quando fez sua estréia na última semana, deverá voltar a competir nas traves e solo em busca de uma classificação para as finais. Daiane dos Santos vai em busca de sua terceira medalha de ouro no solo em Copa do Mundo, depois de ter feito uma inédita apresentação que incluíram seus dois movimentos inéditos: duplo twist carpado e esticado na Alemanha.

A técnica Georgette Vidor acredita que as chances do Brasil de conquistar um maior número de medalhas nesta Copa do Mundo aumentaram neste ano. A treinadora aponta as ginastas romenas e russas como principais potências em Lyon.

No masculino, a equipe brasileira atua desfalcada de um ginasta. Uma entorse no tornozelo do Michel Conceição, que lhe tirou inclusive da final da Etapa da Alemanha, o impedirá de competir em Lyon.

Diego Hypolito, sétimo lugar no salto na etapa de Cottbus, realizada no último final de semana, participará em três aparelhos: solo, mesa de salto e cavalo com alças. O ginasta, que competiu as finais na Alemanha fortemente gripado, está animado com as expectativas para essa elininatória. "Não estou totalmente recuperado da gripe que me prejudicou bastante na Alemanha, mas com certeza nesta etapa da França estarei em melhores condições e com esperanças de lutar por vagas nas finais de solo e salto", prevê o atleta.