Topo

Daiane dá outro show e Brasil vai a três finais na Copa do Mundo em Lyon

13/03/2004 17h03

Da Redação
Em São Paulo

Com mais um show de Daiane dos Santos, o Brasil conseguiu neste sábado classificação para três finais de aparelhos na etapa de Lyon da Copa do Mundo de ginástica. Na semana passada, em Cottbus, na Alemanha, o desempenho foi melhor: cinco finais.

Reuters 
Daniele Hypólito executa exercício na trave na etapa de Lyon da Copa do Mundo
Daiane dos Santos garantiu vaga na decisão no solo e no salto sobre o cavalo, as duas finais que fez em Cottbus. Daniele Hypólito, que não competiu na Alemanha, disputará a medalha na trave. Já entre os homens, os resultados não foram animadores: Diego Hypólito e Mosiah Rodrigues não conseguiram vaga na decisão de nenhum aparelho. Assim, o Brasil segue sem medalhas na disputa masculina da Copa do Mundo.

Campeã mundial e líder do ranking no solo, Daiane foi mais uma vez absoluta no aparelho. Ela obteve a melhor nota da fase classificatória, com 9.625 pontos, bem à frente da segunda colocada, sua maior rival, a romena Catalina Ponor, que fez 9.375 pontos. A brasileira Ana Paula Rodrigues conseguiu o 19º lugar, com 7.725 pontos, e está fora da disputa.

No salto sobre o cavalo, Daiane também brilhou. Ela terminou em quarto lugar a fase classificatória, com 9.112 pontos. Daniele Hypolito foi a sétima colocada, somando 8.825 pontos, ficando fora da zona de classificação. A maior nota no aparelho foi da uzbeque Oksana Chusovitina, que conseguiu 9.375 pontos. Na semana passada, na etapa de Cottbus (Alemanha), Daiane ficou em quarto lugar no salto sobre o cavalo, com 9.112 pontos.

Daniele deu a volta por cima na trave. Ela marcou 9.350 pontos no aparelho e ficou em quarto lugar, garantindo presença na final. "A série da Daniele na trave foi muito boa e ela está no páreo por uma medalha. Vamos torcer para que ela repita na final o mesmo desempenho que teve nas eliminatórias", comentou a técnica da atleta, Georgette Vidor ainda no ginásio de competição.

Nas barras assimétricas, o Brasil não terá representantes na decisão. Daniele Hypolito ficou em nono lugar, com 9.000 pontos. A francesa Soraya Chaouch conseguiu a melhor nota do dia. Para delírio da torcida local, ela marcou 9.425 pontos e agora parte como favorita ao ouro. Ana Paula Rodrigues, a outra brasileira que competiu no aparelho, ficou apenas em 18º lugar, com 7.975 pontos.

No masculino, os primeiros resultados dos brasileiros ficaram abaixo do esperado. A maior decepção ficou por conta do 19º lugar de Diego Hypolito no solo. Apesar de ser sua especialidade, o ginasta voltou a sofre uma queda no aparelho, da mesma forma que aconteceu em Cottbus na semana passada, alcançando apenas 8.887 pontos.

"Usei muita força na hora em que subi para a última passada e sofri nova queda. Fico triste pela situação, mas tenho que levantar a cabeça e já pensar na etapa da Copa do Mundo, no Brasil", disse o ginasta.

No salto sobre o cavalo, Diego Hypolito não foi à final por apenas 0.006 pontos. O ginasta ficou na sétima colocação (9.506 pontos), repetindo assim sua posição final na etapa alemã.

No cavalo com alças, mais resultados ruins. Mosiah Rodrigues foi o 27º colocado, com 8.625 pontos. Diego Hypolito marcou apenas 7.500 pontos e foi eliminado com a 46ª colocação. Nas barras paralelas, Mosiah Rodrigues ficou em 25º lugar (8.525 pontos). Nas barras fixas, ele obteve a 16ª posição (9.375 pontos).