Topo

No palco olímpico, Daiane dos Santos falha na prova de solo

17/03/2004 18h21

Da Redação
Em São Paulo

Acabou nesta quarta-feira a invencibilidade de seis meses de Daiane dos Santos em competições internacionais no solo. A gaúcha não conseguiu se classificar para a final do aparelho do Torneio Internacional de Ginástica, evento preparatório para os Jogos Olimpícos de Atenas, que está acontecendo no mesmo local em que será disputada a Olimpíada.

Reuters 
Daiane dos Santos faz movimento na trave
Nenhuma brasileira conseguiu vagas em finais individuais. Daiane foi quem chegou mais perto, alcançando o 12º lugar no solo, com 9.225 pontos. A espanhola Elena Gomez, que está em segundo lugar no ranking mundial da modalidade -atrás de Daiane-, foi a melhor do dia, com 9.462 pontos.

O Brasil participará somente da final por equipes. O time ficou em sexto, com 141.333 pontos, as brasileiras voltam a competir nesta quinta-feira, na tentativa de conseguir melhorar a posição entre os oito países finalistas. Na fase classificatória, a China ficou com a primeira colocação.

Daiane dos Santos não perdia uma prova internacional no solo desde setembro do ano passado, quando conquistou uma inédita e surpreendente medalha de ouro no Campeonato Mundial, disputado em Anaheim, nos Estados Unidos. Depois disso, ela ganhou três vezes o aparelho em etapas da Copa do Mundo, em Stuttgart, Cottbus e Lyon.

A segunda melhor brasileira no solo foi a novata Laís Souza, que ficou na 21ª posição. Camila Comin (31º lugar), Caroline Molinari (33º) e Daniele Hypólito (48º) também disputaram o aparelho.

Além de Daiane dos Santos no solo, o Brasil tinha esperança de colocar Daniele Hypólito na final da trave. Mas a ginasta não repetiu o bom desempenho da semana passada, quando ficou em quinto lugar no aparelho em Lyon, e terminou a fase de classificação em 29º lugar, com 8.662 pontos.

A China dominou o aparelho. Ye Fan teve a maior nota (9.675 pontos), enquanto Ya Li ficou em segundo lugar (9.612). Daiane dos Santos conseguiu o 34º lugar (8.587), Camila Comin foi a 37ª (8.400), Ana Paula Rodrigues a 39ª (8.375) e Laís Souza a 40ª (8.287).

Nas barras assimétricas, a melhor brasileira foi Camila Comin, que alcançou o 14º lugar com 9.237 pontos. De novo a China dominou o aparelho, com as três melhores notas. Daiane dos Santos (21ª posição), Daniele Hypólito (24ª), Caroline Molinari (44ª) e Ana Paula Rodrigues (47ª) completaram a participação brasileira.