Topo

Ao som de 'Brasileirinho', Daiane vai à final do solo

02/04/2004 18h03

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Não houve surpresas. Na sua especialidade, Daiane do Santos deu show e se classificou em primeiro lugar nas eliminatórias do solo da etapa do Rio de Janeiro da Copa do Mundo de ginástica. Ao som da música 'Brasileirinho', Daiane apresentou pela primeira vez a coreografia que irá executar nas Olimpíadas de Atenas.

Reuters 
Daiane dos Santos levanta o público
com apresentação na prova de solo
Ao subir no tablado para se apresentar, a brasileira foi ovacionada pelo público que compareceu ao Riocentro. Durante toda a sua coreografia o público aplaudiu e gritou pela brasileira, que não deixou de realizar o duplo twist carpado, recebendo a nota de 9,675. "Para quem disse que o Brasileirinho era muito ousado, está aí a resposta", provocou Daiane. "Eu sei que teve gente que não gostou da mudança, mas não dá para agradar todo mundo".

A gaúchinha não apresentou sua rotina mais forte. Ela não apresentou, por exemplo, o duplo twist esticado, movimento criado pela brasileira e pelo técnico Oleg Ostapenko no ano passado. "Ela fez o 'Dos Santos' (duplo twist carpado), duplo twist grupado, tripla pirueta, mortal ao passo e rondada flick com duplo carpado para trás. Acho que, na final, ela precisa de uma série mais forte", disse Rhonny Ferreira, que montou a coreografia.

A brasileira também ficou muito emocionada com os aplausos durante a sua apresentação. "Adorei a recepção do público. Torceram para caramba e é isso que tem que ser feito. Pena que não ouvi nada (por causa da concentração), a única coisa que percebi foi no final da apresentação".

Esta não é a melhor nota de Daiane no solo. Na primeira etapa da Copa do Mundo realizada em Cottbus, a brasileira consegui a marca de 9,762.

Daiane também ficou muito animada com a apresentação do Brasil, que tem chances de conseguir treze medalhas na etapa carioca da Copa do Mundo. "O Brasil foi muito bem, tanto as meninas quantos os meninos estão de parabéns. Mostrou que a ginástica brasileira está evoluindo muito".

Veja a classificação das oito melhores:

1. Daiane dos Santos - BRA - 9,675
2. Alicia Sacramone - EUA - 9,550
3. Allyse Ishino - EUA - 9,237
4. Camila Comin - BRA - 8,962
5. Oksana Chusovtina - UZB - 8,612
6. Gabriela Parigi - ARG - 8,037
7. Sol Poliandri - ARG - 7,925
8. Brenda Magana - MEX - 7,662