Topo

Líderes do ranking mundial são atração na Copa do Mundo

02/04/2004 08h01

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

Apesar da falta de interesse da elite européia pela etapa do Rio de Janeiro da Copa do Mundo, o público que for ao Riocentro acompanhar a competição irá ver grandes nomes da ginástica mundial. Além de Daiane dos Santos, número 1 do mundo no solo, outros dois líderes do ranking mundial estarão competindo a partir desta sexta-feira.

Reuters 
Jordan Jovtchev, bicampeão mundial nas argolas, vai se apresentar no Rio
Ginasta mais velha inscrita na competição, Oksana Chusovitina, de 29 anos, lidera o ranking da Copa do Mundo no salto. Ela também conquistou a medalha de ouro no Mundial de Anahein no ano passado. Outra estrela é Jordan Jovtchev. Atleta búlgaro, ele é o atual bicampeão mundial no solo e argolas.

Chusovitina é uma das atletas mais prestigiadas que estão no Rio de Janeiro. Há quatro anos, ela quase desistiu da ginástica, quando teve seu primeiro filho. Aos 25 anos, idade em que a maioria das ginastas já se aposentou, ela voltou ao ginásio onde costumava treinar, no Uzbequistão, para visitar as antigas companheiras. Ficou tão empolgada com os novos equipamentos que resolveu testá-los.

"A partir daí, voltei a competir. E como meus resultados continuam bons, ainda não parei. Acho que é um estímulo ver que a carreira das ginastas está cada vez mais longa. Acabou a era em que a aposentadoria vinha aos 16 anos", diz, orgulhosa.

Outro grande nome que vai estar competindo é Yernar Yerimbetov, do Cazaquistão. Quarto colocado no mundial de Anahein no individual geral, ele deve brigar por medalha em Atenas. "Estarei competindo sem pressão (no Rio de Janeiro). Mas é claro que meu objetivo é conquistar medalhas", afirma o atleta, que vai disputar cinco aparelhos no Rio (só fica fora nas argolas).

Programação começa às 13h
Nesta sexta-feira serão disputadas as eliminatórias da Copa do Mundo. O primeiro grupo de atletas sobe ao tablado às 13h. Os primeiros aparelhos são o salto e as barras assimétricas para as mulheres e solo, cavalo, argolas e salto para os homens.

O segundo grupo de provas começa às 15h30, com a trave, para as mulheres, e as barras paralelas e barra fixa, para os homens. Concluindo a programação, às 16h40 será disputada a eliminatória feminina do solo, a prova mais aguardada da etapa carioca.

Leia também:
  • Estrela da ginástica, Daiane dos Santos enfrenta pressão no Rio