Topo

Dia da verdade para o "Brasileirinho" de Daiane no Rio

03/04/2004 20h00

Bruno Doro
Enviado especial do UOL
No Rio de Janeiro

O primeiro teste real da nova coreografia de Diane dos Santos, sob o som da música "Brasileirinho", passará pelo seu primeiro teste real neste domingo. Depois de encantar, e levantar, as pessoas que assistiram à sua apresentação nas eliminatórias de sexta-feira, ela disputa, a partir de 11h20, a final do solo.

Suas principais adversárias, entre elas a russa Oksana Chusovitina, "esconderam" suas melhores apresentações na fase de classificação, guardando o melhor para o final. "Eu vi as atletas americanas (Alicia Sacramone e Allyse Ishino) fazerem uma série no solo, mas não era a mesma que elas treinaram. A Chusovitina também só fez o necessário para ir para a final", contou Rhonny Ferreira, coreógrafo responsável pelo "Brasileirinho" de Daiane.

A gauchinha ainda não sabe o que fará neste domingo. Na série de sexta-feira, por exemplo, ela não fez o duplo twist esticado, mais um movimento novo criado pelo técnico ucraniano Oleg Ostapenko. "O Oleg é assim, não fala antes. Na hora, ele vai virar e falar o que eu tenho que fazer", disse a brasileira.

Na etapa de preparação, muitas pessoas criticaram Daiane pela escolha da música. Segundo ela, a decisão foi a correta. "O objetivo era fazer o brasileiro se identificar com a coreografia e com a música e acho que isso está acontecendo. O que aconteceu ontem (sexta-feira) mostrou isso". Luisa Parente, ex-ginastas, também elogiou a música. "Está super bem mixada, tem tudo para agradar", afirmou.

Além de Daiane, os outros cinco brasileiros sobem ao tablado no último dia da Copa do Mundo de ginástica no Rio de Janeiro. Camila Comin disputa as finais da trave e do solo. Daniele, apenas a trave.

Entre os homens, Mosiah Rodrigues e Michel Conceição disputam a barra fixa. Conceição ainda terá pela frente as barras paralelas. Diego Hypólito termina sua participação no salto sobre o cavalo.

Confira a programação do domingo:
9h30 até 10h10 - Salto masculino e trave
10h30 até 11h - Barras paralelas
11h20 até 12h10 - Solo feminino e Barra fixa