Com maior nota dos treinos, Jade volta à seleção e disputa Copa e Pré-Pan
A seleção brasileira feminina que disputará o Campeonato Pan-Americano de ginástica artística no mês que vem em Guadalajara, México, já está definida. Embora ainda não tenha sido oficialmente divulgada, a lista das sete convocadas está pronta, e a grande novidade é o retorno de Jade Barbosa ao time verde-amarelo.
Ausente do grupo desde os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, a atleta carioca teve uma série de conflitos com a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) em razão de uma lesão crônica no punho diagnosticada após a Olimpíada. Na época, ela culpou a entidade pela gravidade do problema, alegando negligência nos treinamentos realizados em Curitiba no último ciclo olímpico.
Com a eleição da nova diretoria, no ano passado, encabeçada pela presidente Maria Luciene Cacho Resende, a relação de Jade com a CBG foi se estreitando aos poucos, até que há duas semanas ela foi oficialmente convidada a treinar com a seleção no Rio de Janeiro. Antes, foi submetida a uma série de exames aplicada por uma comissão médica formada por cinco profissionais, equipe essa que, de posse dos resultados das avaliações, concluiu que a atleta já está apta a treinar normalmente, embora esteja ciente de que sua lesão pode agravar-se novamente e, neste caso, deve ser responsável por isso.
Durante o estágio de treinamentos, Jade Barbosa foi a ginasta que obteve a melhor avaliação, segundo informou ao UOL Esporte a coordenadora adjunta do comitê técnico da CBG, Adriana Alves. “As melhores notas foram dela, da Daniele [Hypolito] e da Adrian [Gomes]”, revelou a técnica.
O resultado assegurou à atleta do Flamengo sua volta à seleção brasileira. Além dela, Adrian Gomes, do Grêmio Náutico União, e Gabriela Soares, do Flamengo, também participaram dos treinos como convidadas e foram igualmente integradas ao time nacional. O anúncio oficial da nova seleção, porém, será feito apenas na semana que vem, assim que forem concluídos os contratos individuais das três novas selecionadas.
O desempenho do trio foi tão positivo que a comissão técnica decidiu incluir as três na convocação para o Pan, que vai de 30 de agosto a 6 de setembro. A competição servirá de qualificatório para os Jogos Pan-Americanos do ano que vem, também em Guadalajara.
“Não entrou a documentação delas ainda, mas já sabemos que elas vão para o Pré-Pan”, explicou Adriana Alves. Além de Jade, Adrian e Gabriela, também estão selecionadas Daniele Hypolito, Priscila Cobello, Bruna Leal e Ethiene Franco. Depois do Pan, Jade e Adrian também disputarão a etapa de Ghent, Bélgica, da Copa do Mundo de ginástica, entre 11 e 12 de setembro.
POUCAS CHANCES PARA DAIANE DOS SANTOS
Com a lista do Mundial de outubro já desenhada, as chances de Daiane dos Santos voltar à seleção ainda este ano estão quase descartadas. Após ficar um ano e meio afastada das competições por problemas físicos e passar outros cinco meses longe dos tablados em razão de uma punição por doping, a gaúcha ainda está longe da equipe.
Daiane será submetida a novos exames para afastar a hipótese de reincidência do doping, exigência da FIG (Federação Internacional de Ginástica), e só então voltará a ser oficialmente avaliada pela CBG, embora a comissão técnica esteja em constante observação da campeã mundial e de outras ginastas que não integrem a seleção brasileira.
Jade de antes e Jade de agora
Apesar da boa avaliação, Jade Barbosa ainda não está no mesmo nível de antes. Essa foi a conclusão da comissão técnica da CBG, liderada pela ucraniana Iryna Ilyashenko.
“A Jade da Olimpíada estava no auge, então não tem como comparar”, resumiu Adriana Alves. Klayler Mourthé, supervisor de seleções da CBG, complementou. “Ela ainda está recuperando parte da condição física que tinha antes. Se for comparar o desempenho dela de agora com o de antes da lesão, vai ficar difícil, mas ela está se recuperando e está num nível bom, precisa só de mais ritmo de treinamento e de competição”, explicou.
A participação de Jade no Mundial de Roterdã, entre 16 e 24 de outubro, também está praticamente assegurada, tal como das outras meninas convocadas para o Pré-Pan. “Existe uma base, que pode ser a do Pan. Mas alguma possível mudança vai depender das avaliações da comissão técnica dentro desse período”, comentou Mourthé, que evitou, porém, confirmar a lista de convocadas para as competições. Até o Mundial, não haverá outro estágio de treinamentos como o da semana passada, no Rio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.