Topo

EUA priorizam Mundial e mandam 'time B' para o Pré-Pan de ginástica

Do UOL Esporte

Em São Paulo

18/08/2010 21h16

Encerrado o Campeonato Norte-Americano de ginástica, um dos torneios nacionais mais importantes do mundo, a Federação local definiu os atletas que defenderão o país no Pré-Pan de Guadalajara, em setembro, e no Mundial de Roterdã, em outubro.

 

DIEGO E VICTOR ROSA SÃO CORTADOS DO PRÉ-PAN

Enquanto a seleção brasileira feminina de ginástica artística se vê reforçada neste instante com o retorno de Jade Barbosa e com a volta por cima de Daniele Hypolito, o time masculino do Brasil está em apuros. Pelo menos nos próximos meses. Nesta quarta-feira, Diego Hypolito e Victor Rosa foram oficialmente cortados da equipe que disputará o Pré-Pan de Guadalajara, entre 30 de agosto e 6 de setembro.

Diego enfrenta duas pequenas lesões no pé esquerdo (um edema ósseo no Talus e uma inflamação no tibial posterior), e Victor está afastado dos treinamentos há pelo menos duas semanas em razão de um hematoma no ombro esquerdo.

Priorizando a competição do final do ano, que servirá como primeiro passo no qualificatório para os Jogos Olímpicos de Londres-2012, os Estados Unidos mandarão ao México uma espécie de time B.

 

A equipe contará com dois atletas que estiveram no último Mundial: Wesley Haagensen, de 24 anos, e Jake Dalton, de 19. Completarão o time Dylan Akers, Alex Buscaglia, Bryan de Castillo e Glen Ishino, todos com idade entre 18 e 22 anos.

As seis seleções mais bem classificadas no Pré-Pan de Guadalajara estarão automaticamente classificadas aos Jogos Pan-Americanos do ano que vem, também no México.

Para o Mundial, os Estados Unidos mandarão seus principais atletas na atualidade. A equipe é liderada por Jonathan Horton, que no final de semana conquistou o bicampeonato nacional e já soma três Mundiais na carreira. Seteven Legendre e Danell Leyva, que também estiveram no Mundial do ano passado, formam com Horton o trio de peso. Chris Brooks, Chris Cameron e Brandon Wyrn completam a equipe.

Reserva no Mundial de 2009, Daniel Ribeiro, filho do ex-ginasta brasileiro João Ribeiro, não foi convocado neste ano, embora tenha sido, mais uma vez, campeão nacional no cavalo com alças, seu principal aparelho.

O Campeonato Mundial de Roterdã definirá os 24 times que poderão disputar a edição do ano que vem em busca de uma vaga olímpica.

Feminino

Enquanto já tem definidas suas equipes masculinas, os Estados Unidos ainda não anunciaram os times femininos. A seleção do ano, porém, já está formada.

Sem suas duas principais ginastas nos Jogos de Pequim-2008 (Nastia Liukin e Shawn Johnson), o país mais uma vez apostou em um time renovado, liderado por Rebecca Bross e Bridget Sloan, destaques do Mundial 2009, além de Alicia Sacramone, que esteve na conquista da prata olímpica na China.

As outras 10 convocadas são Mackenzie Caquatto, Chelsea Davis, Kytra Hunter, Amanda Jetter, Mattie Larson, Alexandra Raisman, Samantha Shapiro, Morgan Smith, Cassandra Whitcomb e Vanessa Zamarripa.