Topo

Brasil usa aclimatação em Madri para preparar psicológico antes do Mundial

Do UOL Esporte

Em São Paulo

07/10/2010 18h40

Desde a última sexta-feira, os 14 ginastas que representarão o Brasil no Mundial de ginástica artística entre os dias 16 e 24 de outubro em Roterdã, Holanda, estão fazendo um período de aclimatação em Madri, Espanha. Até agora, os treinadores das equipes masculina e feminina estão gostando do trabalho realizado por seus pupilos.

Além de aprimorar a técnica dos ginastas, as comissões esperam que os nove dias de preparação na capital espanhola sirvam, sobretudo, para trabalhar o psicológico dos atletas.

“Por enquanto, eles ainda não demonstram muita ansiedade, mas às vésperas de um Mundial, temos que ter atenção a essa parte”, explicou Renato Araújo, um dos técnicos da seleção masculina. O treinador acredita que o torneio-amistoso a ser disputado nesta sexta-feira com as equipes de Espanha e Chile ajude nesse sentido. “Tenho certeza que se fizermos uma boa avaliação amanhã, o astral e a confiança do grupo vão melhorar ainda mais”.

A opinião é endossada pelos próprios ginastas. “Estamos treinando muito forte, especialmente para conseguirmos firmar as séries e chegarmos mais seguros no Mundial. E com a competição de amanhã, poderemos ter uma base do que ainda precisamos melhorar para o campeonato. Sem contar que é um ótimo psicológico, já que fazemos tudo como em uma competição oficial”, comentou Petrix Barbosa, um dos mais jovens da equipe com 18 anos.

Além de Petrix, a seleção masculina conta ainda com Mosiah Rodrigues, Sérgio Sasaki, Danilo Nogueira, Péricles Silva, Francisco Barreto e Felipe Polato. Dos sete atletas, seis serão titulares e um, reserva no Mundial.

O mesmo acontecerá com a equipe feminina, formada por Daniele Hypolito, Jade Barbosa, Ethiene Franco, Priscila Cobello, Bruna Leal, Adrian Gomes e Gabriela Soares.

O Mundial de Roterdã será o primeiro passo rumo aos Jogos de Londres-2012. Apenas as 24 equipes mais bem colocadas, tanto no masculino quanto no feminino, poderão disputar o Mundial do ano que vem, esse sim classificatório para a Olimpíada.