Topo

China confirma favoritismo no masculino e fatura 4º título mundial consecutivo

Técnicos e atletas chineses comemoram a conquista do ouro masculino por equipes - REUTERS/Dylan Martinez
Técnicos e atletas chineses comemoram a conquista do ouro masculino por equipes Imagem: REUTERS/Dylan Martinez

Do UOL Esporte

Em São Paulo

21/10/2010 15h35

Virou rotina. A China garantiu nesta quinta-feira o ouro da final masculina por equipes do Mundial de ginástica artística em Roterdã, Holanda. O triunfo desta tarde apenas deu sequência à supremacia chinesa na competição. Dos últimos nove Mundiais com disputas coletivas, o time asiático foi campeão em oito edições, sendo quatro delas consecutivas. Yibing Chen, Bo Lu, Zhe Feng, Haibin Teng, Mingyong Yan e Chenglong Zhang integraram o time vencedor.

  • AP Photo/Bas Czerwinski

    A China foi muito regular e teve atuação destacada nas argolas, sobretudo com Yibing Chen (f). Confira abaixo o resultado completo da final desta quinta:

    1 - China - 274,997 pontos
    2 - Japão - 273,769
    3 - Alemanha - 271,252
    4 - Estados Unidos - 268,012
    5 - França - 263,468
    6 - Rússia - 263,170
    7 - Grã-Bretanha - 261,103
    8 - Coreia do Sul - 259,952

Na decisão desta quinta, os chineses precisaram da tradicional paciência oriental para subirem ao lugar mais alto do pódio. A equipe começou a competição em um de seus piores aparelhos, o solo, e teve de partir da quinta posição, angariando lugares a cada nova rotação. A liderança veio apenas no quinto e penúltimo aparelho, as barras paralelas, mas a subida da equipe começou antes, com grandes apresentações nas argolas.

Embora tenha feito séries muito regulares ao longo de toda a disputa, com poucas falhas, a China teve o Japão em seu encalço durante toda a competição. As duas equipes chegaram à última bateria, na barra fixa, com apenas oito décimos de diferença. Os japoneses, porém, ficaram prejudicados com a queda de Kazuhito Tanaka no aparelho final. Os chineses mantiveram a regularidade e garantiram o ouro com 274,997 pontos, deixando a prata para os rivais com 273,769 pontos.

A Alemanha somou 271,252 pontos, assegurou o bronze e foi a grande surpresa do dia. Embora o resultado pareça normal, já que os alemães também ficaram em terceiro lugar no Mundial de Stuttgart-2007, os germânicos não levaram uma equipe tão forte para Roterdã. Basicamente três atletas lideraram o time, com destaque para Fabian Hambuechen, que recuperado de uma lesão no tornozelo, teve atuações destacadas nas paralelas e na barra fixa, arrancando muitos aplausos da Arena Ahoy.

Com o bronze alemão, os Estados Unidos ficaram mais uma vez fora do pódio. Apesar de Jonathan Horton ter feito boas séries, o time norte-americano ficou muito comprometido pelas atuações desastrosas de Dannel Leyva, Christopher Brooks e Christopher Camaron no cavalo com alças, logo o primeiro aparelho da equipe na final. A diferença de quatro pontos logo de cara para chineses e japoneses comprometeu as esperanças, e os Estados Unidos tiveram de se contentar com a quarta colocação.

França, Rússia, Grã-Bretanha e Coreia do Sul completaram a ordem dos finalistas nesta quinta-feira. A decisão ficou marcada por movimentos elaborados em todos os aparelhos, poucas quedas e um nível muito mais elevado do que o da final feminina de ontem, quando a Rússia garantiu o ouro porque falhou menos do que Estados Unidos e China.

O Mundial de Roterdã segue nesta sexta-feira com as finais de individual geral. Ao meio-dia (horário de Brasília) começa a disputa masculina. A prova feminina, com participação das brasileiras Daniele Hypolito e Jade Barbosa, vem logo em seguida, às 15h30. Ambas terão transmissão do Sportv.