Jade Barbosa conquista o bronze no salto do Mundial de ginástica artística
A brasileira Jade Barbosa conquistou a medalha de bronze no salto no Mundial de ginástica realizado neste sábado, em Roterdã, na Holanda. O primeiro lugar ficou com a norte-americana Alicia Sacramone e a prata com a russa Aliya Mustafina.
JADE LEVA O BRONZE EM ROTERDÃ
Após os Jogos Olímpicos de Pequim-2008, Jade Barbosa ficou praticamente dois anos afastada da seleção tratando de uma lesão no punho. Recuperada, a ginasta retornou em grande estilo, ao conquistar a medalha de bronze no Mundial de ginástica em Roterdã, na Holanda. "Essa medalha tem um pouqinho de cada pessoa. Todos que me deram força nesses últimos meses. Ela poderia ser repartida em vários pedaços"
O resultado é um prêmio à ginasta brasileira, que nos últimos anos enfrentou problemas com uma lesão séria no punho e esteve fora da seleção nos últimos dois anos. Recuperada fisicamente, Jade retornou em grande estilo com o bronze na final do salto. "O mais difícil foi passar por cima da lesão e de todas as dificuldades que eu enfrentei, mas deu tudo certo, o meu punho está 100%. Depois dessa não tem do que reclamar estou muito feliz e realizada", afirmou Jade em entrevista à SporTV, logo após a premiação.
Bastante emocionada após a conquista da medalha de bronze, Jade agradeceu a ajuda que teve após os Jogos Olímpicos de Pequim-2008. "Essa medalha tem um pouquinho de cada pessoa. Todos que me deram força nesses últimos meses. Essa medalha poderia ser repartida em vários pedaços", disse.
Sacramone encerrou a prova com 15,200 pontos, enquanto a segunda colocada, Mustafina, anotou 15,066. A ginasta brasileira terminou com a pontuação de 14,799. Esta é a segunda medalha de bronze em mundiais de ginástica. A atleta também já havia conquistado o terceiro lugar no individual geral no Mundial de Stuttgart, em 2007.
A norte-americana, que retornou de sua aposentadoria para competir em Roterdã, conquistou o terceiro título da carreira, após levar o ouro no solo, em 2005, e por equipes, em 2007. Já Mustafina alcançou sua terceira medalha nesta edição do Mundial, depois de vencer a competição por equipes e o individual geral.
Após a divulgação do resultado, a delegação russa chegou a queixar-se com a organização da prova e até mesmo com o presidente da Fig (Federação Internacional de Ginástica), Bruno Frangi. O grupo pedia a revisão do resultado da atleta Tatiana Nabieva, que terminou em quinto lugar. O pedido, contudo, não foi levado em consideração pelos oficiais da prova.
Na última sexta-feira, Jade Barbosa esteve na final individual geral ao lado de Daniele Hypolito. As duas brasileiras tiveram atuações regulares ao longo de toda a disputa, mas acabaram prejudicadas por erros cometidos na apresentação nas barras paralelas.
Outras finais
Favoritas, as chinesas decepcionaram. Primeira a se apresentar nas barras assimétricas, a campeã olímpica He Kexin sofreu uma queda e ficou fora da disputa. Na sequência, foi a vez de Qiushuang Huang também errar em sua apresentação e encerrar com o sonho chinês de fazer uma dobradinha no pódio.
Com 15,733 pontos, a britânica Elizabeth Tweddle ficou com o ouro. A russa Mustafina levou sua quarta medalha ao ficar com a prata (15,600). A norte-americana Rebeca Bross completou o pódio ao somar a pontuação de 15,066.
A dobradinha chinesa ocorreu nas argolas. Yibing Chen e Mingyong Yan terminaram em primeiro e segundo, respectivamente. O italiano Matteo Morandi levou o bronze. Nas demais finais masculinas, no entanto, a China ficou de fora do pódio.
No solo, o destaque japonês Kohei Uchimura ficou com a prata, atrás do grego Eleftherios Kosmidis. O britânico Daniel Purvis foi o terceiro. O cavalo com alças terminou com apresentação impecável do húngaro Krisztian Berki, que sagrou-se campeão. O britânico Louis Smith levou a prata e o australiano Sellathurai faturou o bronze.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.