Topo

CBG faz primeira convocação visando Pan-Americano e Mundial de ginástica

Vencedora do prêmio de melhor atleta da ginástica artística no Prêmio Brasil Olímpico, Jade Barbosa foi uma das convocadas para a seleção brasileira - André Ricardo/UOL
Vencedora do prêmio de melhor atleta da ginástica artística no Prêmio Brasil Olímpico, Jade Barbosa foi uma das convocadas para a seleção brasileira Imagem: André Ricardo/UOL

Do UOL Esporte

Em São Paulo

27/01/2011 14h59

A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) divulgou as dez atletas convocadas para a primeira etapa de treinamentos da seleção brasileira de ginástica artística deste ano. As atividades acontecerão entre os dias 7 e 19 de fevereiro e visam montar a equipe para a disputa do Pan-Americano e do Mundial da categoria.

Os treinamentos acontecerão no Flamengo, clube que teve o maior número de atletas convocadas, cinco no total: Ana Claudia Silva, Daniele Hypólito, Gabriela Soares, Jade Barbosa e Letícia da Costa. Além disso, Grêmio Náutico União, do Rio Grande do Sul, irá ceder Adrian Gomes e o Cegin, do Paraná, outras quatro ginastas: Bruna Leal, Ethiene Franco, Harumy Freitas e Priscila Cobello.

De acordo com a técnica Iryna Ilyashenko, este primeiro estágio de treinos servirá para observar as convocadas e planejar os trabalhos durante o restante do ano. “Temos dois campeonatos muito importantes este ano, que são os Jogos Pan-Americanos e o Mundial. Então, neste momento faremos uma avaliação técnica e física das meninas que competiram no ano passado e planejaremos os objetivos do ano”, comentou a ucraniana, que também destacou a importância dos testes físicos para atingir uma boa forma no começo da temporada. Além dela, Ricardo Pereira, Viviane Cardoso, Adriana Alves e Keli Tiemi Kitaura comandarão os trabalhos da comissão técnica.

O Mundial de ginástica acontece entre os dias 7 e 16 de outubro, na cidade de Tóquio, no Japão, e em seguida Guadalajara, no México, receberá os Jogos Pan-Americanos, entre 24 e 29 do mesmo mês.

A primeira competição do grupo, contudo, é a estreia na Copa do Mundo, em Paris, na França, durante o mês de março. “Nesta primeira fase de treinos, já temos o intuito de ver quais ginastas estão em melhores condições para esse primeiro campeonato. Vamos começando o trabalho aos poucos, mas, ao mesmo tempo, já focado na competição”.