Topo

Daiane dos Santos volta a competir para selar retorno à seleção brasileira

Daiane dos Santos volta a competir em Brasília após três afastada da ginástica - ECPinheiros/Divulgação
Daiane dos Santos volta a competir em Brasília após três afastada da ginástica Imagem: ECPinheiros/Divulgação

Rodrigo Farah

Em São Paulo

03/06/2011 19h41

Foram lesões, restrições médicas e até uma suspensão por doping. Mas agora Daiane dos Santos finalmente voltará a competir após ficar três anos afastada. A partir deste sábado, ela disputará o Troféu Brasil e o Circuito Caixa de Ginástica Artística, em Brasília, com o intuito de afastar os problemas e assegurar o retorno à seleção brasileira da modalidade.

CBG PROGRAMA VOLTA DE DAIANE E LAÍS

  • Folha Imagem

    O retorno de Daiane dos Santos e Laís Souza à seleção brasileira depende somente das duas. A Confederação Brasileira de Ginástica já iniciou os contatos com o clube Pinheiros para saber das condições de ambas e espera apenas que elas apresentem o mesmo nível das principais ginastas do país para voltar a integrar a equipe nacional.

“Hoje sou uma Daiane mais madura. Aproveitei esse período para cuidar da parte física e também mental. Espero poder unir a vontade à experiência, para fazer um bom trabalho e voltar à seleção”, afirmou a ginasta que defenderá o Pinheiros no campeonato.  

Para voltar ao time nacional, Daiane dos Santos terá de mostrar apenas que está no mesmo nível das outras dez ginastas que formam a equipe. Segundo apurou o UOL Esporte, a comissão técnica da CBG já está pronta para admitir o retorno da gaúcha, tratando o torneio apenas como formalidade.

A intenção da comissão é reintegrar a atleta nas próximas semanas para iniciar a preparação focando o Campeonato Mundial e os Jogos Pan-Americanos em outubro, prioridades da temporada.

Desde os Jogos Olímpicos de Pequim-2008, ela lidou com uma série lesões e cirurgia no joelho. Não bastassem os problemas físicos, ela encarou uma suspensão de cinco meses, pois foi flagrada no exame antidoping com a substância diurética furosemida, administrada em um tratamento estético.

Além de Daiane, o evento deste fim de semana em Brasília contará com a participação de ginastas como Daniele Hypolito e Jade Barbosa e servirá como bom teste para avaliar o nível de Daiane. Diego Hypolito também voltará a competir após se recuperar de lesão.

Ainda havia a expectativa que Laís Souza disputasse o torneio neste fim de semana para também tentar voltar à equipe nacional. Entretanto, a atleta não se recuperou plenamente de uma lesão no joelho e por isso foi poupada.