Topo

Russa considerada melhor atleta de ginástica rítmica da história se aposenta

Olimpíada de Londres foi a última competição oficial de Kanaeva como atleta - AP Photo/Julie Jacobson
Olimpíada de Londres foi a última competição oficial de Kanaeva como atleta Imagem: AP Photo/Julie Jacobson

Do UOL, em São Paulo

05/12/2012 16h04

A russa Evgenia Kanaeva, considerada a melhor atleta de ginástica rítmica da história por conta de seus resultados durante dois ciclos olímpicos, anunciou na última terça-feira o fim de sua carreira. Kanaeva, de 22 anos, deixa os tablados para dedicar-se integralmente à função de vice-presidente da Federação Russa de Ginástica Rítmica, cargo para o qual acaba de ser eleita.

“Eu até poderia continuar trabalhando [como atleta], mas quero aprender coisas novas além do processo de treinamento”, afirmou a agora ex-ginasta, que não descartou a possibilidade de virar treinadora em breve.

Apesar da ginástica rítmica não ter tanto apelo quanto a artística, nenhum ginasta foi tão regular quanto Kanaeva em todas as modalidades do esporte nos últimos dois ciclos olímpicos.

Bicampeã em Pequim-2008 e Londres-2012, a russa ainda tem nada menos do que 17 títulos mundiais. Kanaeva é, por sinal, a única atleta da história da categoria a conquistar os seis ouros possíveis em um Mundial, feito que ela alcançou em 2009 e 2011.