Sacramone segue Liukin e Shawn Johnson e se aposenta da ginástica
Mais um ciclo vitorioso da ginástica artística norte-americana se encerrou nesta terça-feira. Alicia Sacramone, uma das principais líderes da equipe de seu país na última década, anunciou sua aposentadoria definitiva aos 25 anos. Assim, ela se junta a Shawn Johnson e Nastia Liukin, duas de suas maiores parceiras que também encerraram carreira no ano passado.
Recordista americana de medalhas em Campeonatos Mundiais (10 ao todo), Sacramone era conhecida na modalidade sobretudo por suas apresentações de salto, trave e solo. Em Pequim-2008, ela integrou o time americano que ficou com a medalha de prata na disputa por equipes. Para Londres-2012, porém, ela não foi convocada, mesmo tendo conquistado duas pratas na seletiva nacional no mês anterior à Olimpíada.
Oficialmente, o Campeonato Norte-Americano foi a última competição de Sacramone, ainda em 2012 antes dos Jogos Olímpicos. No segundo semestre do ano passado, no entanto, ela participou da tradicional turnê de ginastas pelos Estados Unidos, evento que reuniu também as atletas que garantiram o ouro por equipe em Londres.
“Foi uma honra fazer parte e representar a ginástica dos Estados Unidos na última década”, afirmou Alicia Sacramone no anúncio de sua aposentadoria. “Agradeço aos meus pais, técnicos, parentes e a toda a comunidade da ginástica por me apoiar durante todos esses anos. Fui muito abençoada em poder ter uma carreira longa e ter feito amizade com minhas companheiras, meus fãs e treinadores durante esse tempo”.
“Alicia teve um impacto enorme na ginástica feminina”, avaliou Steve Penny, presidente da Federação Americana de Ginástica. “Sua personalidade, senso de humor e liderança foram importantes ingredientes para o sucesso de nossa equipe. Alicia tem uma personalidade forte, que sabe o que quer e não tem medo de alcançar seus objetivos. Tenho certeza que ela ainda estará envolvida com o esporte por muito tempo”.
De fato, Alicia Sacramone permanecerá na ginástica artística como treinadora e comentarista. Além disso, seguirá no comando de sua linha de calçados esportivos de baixo impacto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.