Topo

Após "ameaça" de naturalização, clube de Arthur Zanetti recebe novos aparelhos do COB

Arthur Zanetti é medalhista olímpico de ouro nas argolas - Flavio Florido/UOL
Arthur Zanetti é medalhista olímpico de ouro nas argolas Imagem: Flavio Florido/UOL

Do UOL, em São Paulo

25/04/2013 13h19

Arthur Zanetti precisou desabafar, assumir que pensava em aceitar as propostas de outros países para se naturalizar, para que enfim seu clube, o Santa Maria, de São Caetano do Sul-SP, recebesse novos aparelhos de ginástica e uma sala de musculação do COB (Comitê Olímpico Brasileiro).

Além do clube pelo qual atua o campeão olímpico das argolas, outras seis agremiações de ginástica serão agraciadas com os novos aparelhos. No último final de semana, em entrevista ao programa Esporte Espetacular, da TV Globo, Zanetti revelou que, sem estrutura e sem apoio para treinar, pensava na possibilidade de representar ouro país. "Se algum outro pais me der uma condição melhor, paciência. Eu vou com o coração partido, mas preciso pensar no meu futuro", declarou.

O pai do único medalhista olímpico na ginástica na história do Brasil, Arquimedes, contou à ESPN Brasil que países como Itália, Espanha e Inglaterra já fizeram propostas para Zanetti.

Na mesma semana das declarações, o COB entregou, na última quarta-feira, os novos equipamentos. Foram mais de 70, espalhados por Santa Maria, Pinheiros-SP, Grêmio Náutico União-RS, AABB-SP, Minas Tênis-MG e Qualivida/Três Rios-RJ.

Estão inclusos conjuntos de colchões, tablados para a prova de solo, trampolins, cavalos, barras paralelas e pistas de salto.

Anteriormente, o ginásio em que Zanetti treina em São Caetano apresentava pouca ventilação e falta de colchão oficial. No começo do ano, o ginasta reclamou da falta de boas condições para treinar na Associação de Ginástica di Thiene, em São Caetano, e disse que poderia abandonar a seleção brasileira caso seu técnico, Márcos Goto, não tivesse o contrato com a Confederação Brasileira de Ginástica renovado.