Topo

Americanas superam "fenômeno" russa e fazem dobradinha no Mundial

Simone Biles, de 16 anos, conquistou o individual geral do Mundial da Antuérpia nesta sexta-feira - AP Photo/Yves Logghe
Simone Biles, de 16 anos, conquistou o individual geral do Mundial da Antuérpia nesta sexta-feira Imagem: AP Photo/Yves Logghe

Do UOL, em São Paulo

04/10/2013 16h55

A americana Simone Biles, de apenas 16 anos, conquistou nesta sexta-feira o título do individual geral feminino no Mundial de Ginástica, disputado na Antuérpia (BEL). 

Em uma disputa bastante acirrada com a compatriota Kyla Ross, Biles fez uma apresentação muito bonita no solo, o último aparelho, assumiu a liderança e ficou com a medalha de ouro. Depois do solo, com o sorriso no rosto, a campeã foi festejada até por Kyla, que ficou com a prata. Na disputa geral, a campeã mundial somou 60.216 pontos, contra 59.332 de Ross. 

Campeã olímpica nas barras assimétricas em Londres-2012, a russa Aliya Mustafina, considerada um dos fenômenos dos últimos anos, terminou a prova com a medalha de bronze. Em 2010, no Mundial de Roterdã (HOL), a ginasta havia conquistado a medalha de ouro no individual geral.

Em 2012, Simone Biles foi campeã nacional júnior do salto, mas internacionalmente não havia conquistado ainda nenhum título de expressão. Já Kyla Ross integrou a equipe americana que ficou com a medalha de ouro nos Jogos de Londres, no ano passado. Ross também tem 16 anos. 

O Brasil não teve nenhuma representante na final do individual geral. Letícia Costa, a única que disputou as eliminatórias, não conseguiu ficar entre as 24 melhores ginastas e não ficou na briga por medalha.