Clube afasta ex-treinador da seleção de ginástica após acusações de abuso
O clube Mesc, de São Bernardo do Campo (SP), disse através de nota oficial que decidiu afastar Fernando de Carvalho Lopes, ex-técnico da seleção brasileira de ginástica artística após denúncias de abuso sexual divulgadas em matéria jornalística do Fantástico, da Rede Globo, no último domingo (29).
"Considerando a gravidade das acusações que recaem sobre o colaborador Fernando de Carvalho Lopes, veiculadas pela mídia na data de ontem, o clube MESC, por meio de sua administração, resolveu reforçar as cautelas anteriormente adotadas e determinou o afastamento do colaborador em questão de todas suas atividades nas dependências do clube, até o final da apuração dos fatos pelas autoridades competentes. Reiteramos nosso compromisso com a segurança e bem-estar de nossos associados e visitantes", diz o comunicado. Fernando exercia funções administrativas no local.
A primeira vítima a denunciar o caso tinha nove anos quando começou a treinar com Fernando no Mesc, clube da cidade de São Bernardo do Campo (SP). Aos 13 anos, em 2016, contou aos pais o que vinha acontecendo. A denúncia afastou da seleção brasileira o treinador.
Fernando de Carvalho Lopes foi técnico da seleção brasileira de ginástica artística até pouco antes da Olimpíada de 2016, quando acusações de abuso sexual por parte do treinador começaram a aparecer.
Na matéria do Fantástico, 40 ex-atletas e ginastas relatam abusos do treinador quando ainda eram crianças. As vitimas contam as conversas do treinador e dizem terem sido tocadas em diversas ocasiões por Fernando.
Em defesa, o ex-treinador da seleção brasileira de ginástica afirmou que as pessoas que o acusam "terão de provar" que ele é culpado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.